Página inicial > Últimas Notícias > Projeto de extensão da UFT entrega laboratório de ciências portátil para escola municipal de Gurupi
Extensão

Por Gabriela Cardoso Carneiro | Edição: Joice Danielle Nasciemento | Publicado: Quinta, 11 de Mai de 2023, 15h00 | Última atualização em Quinta, 11 de Mai de 2023, 16h53

Na última quinta-feira, 04 de maio, o projeto de extensão “Laboratório Portátil de Ciências: a extensão universitária como ferramenta de ensino e divulgação científica” realizou a entrega do primeiro laboratório portátil, destinado à escola Municipal Dr. Ulisses Guimarães, na cidade de Gurupi. O projeto é desenvolvido com o apoio da Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proex), da Universidade Federal do Tocantins (UFT), em parceria com o curso de Química Ambiental e o Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ), ambos ofertados Câmpus da UFT em Gurupi.

O laboratório é composto por uma bancada móvel, contendo um kit de materiais, reagentes e vidrarias, que possibilitam a realização de diversos experimentos de ciências dentro da sala de aula. Também foi desenvolvido um manual didático contendo 10 experimentos destinados aos anos finais do ensino fundamental. Segundo a coordenadora do projeto, Gleice Botelho, o laboratório portátil tem como objetivo incentivar a inserção de experimentos nas aulas de Ciências: “A atividade experimental é uma importante ferramenta de ensino, que além de motivar o estudante, auxilia na compreensão de conteúdos abordados em sala de aula”, explica.

O projeto em questão foi um dos contemplados pelo edital n° 068/2021, da Proex. O edital tinha como principal objetivo fomentar ações transformadoras de extensão que gerassem impacto e transformação social, de forma a estabelecer a relação entre a UFT e os demais segmentos da sociedade, com ênfase na formação acadêmica do estudante e considerando as demandas para o desenvolvimento local e regional. A equipe de integrantes do projeto “Laboratório Portátil de Ciências” é formada pelos professores Gleice Botelho, Carla Jovania Gomes e Márcio dos Santos Teixeira, contando com a participação do estudante do curso de Química Ambiental, Rafael Meuredi Pinheiro.