Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Projeto de extensão da UFT entrega laboratório de ciências portátil para escola municipal de Gurupi
Início do conteúdo da página
Extensão

Projeto de extensão da UFT entrega laboratório de ciências portátil para escola municipal de Gurupi

Por Gabriela Cardoso Carneiro | Edição: Joice Danielle Nasciemento | Publicado: Quinta, 11 de Mai de 2023, 15h00 | Última atualização em Quinta, 11 de Mai de 2023, 16h53

Na última quinta-feira, 04 de maio, o projeto de extensão “Laboratório Portátil de Ciências: a extensão universitária como ferramenta de ensino e divulgação científica” realizou a entrega do primeiro laboratório portátil, destinado à escola Municipal Dr. Ulisses Guimarães, na cidade de Gurupi. O projeto é desenvolvido com o apoio da Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proex), da Universidade Federal do Tocantins (UFT), em parceria com o curso de Química Ambiental e o Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ), ambos ofertados Câmpus da UFT em Gurupi.

O laboratório é composto por uma bancada móvel, contendo um kit de materiais, reagentes e vidrarias, que possibilitam a realização de diversos experimentos de ciências dentro da sala de aula. Também foi desenvolvido um manual didático contendo 10 experimentos destinados aos anos finais do ensino fundamental. Segundo a coordenadora do projeto, Gleice Botelho, o laboratório portátil tem como objetivo incentivar a inserção de experimentos nas aulas de Ciências: “A atividade experimental é uma importante ferramenta de ensino, que além de motivar o estudante, auxilia na compreensão de conteúdos abordados em sala de aula”, explica. 

O projeto em questão foi um dos contemplados pelo edital n° 068/2021, da Proex. O edital tinha como principal objetivo fomentar ações transformadoras de extensão que gerassem impacto e transformação social, de forma a estabelecer a relação entre a UFT e os demais segmentos da sociedade, com ênfase na formação acadêmica do estudante e considerando as demandas para o desenvolvimento local e regional. A equipe de integrantes do projeto “Laboratório Portátil de Ciências” é formada pelos professores Gleice Botelho, Carla Jovania Gomes e Márcio dos Santos Teixeira, contando com a participação do estudante do curso de Química Ambiental, Rafael Meuredi Pinheiro.

registrado em:
Fim do conteúdo da página