Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Consuni aprova Política de Ações Afirmativas da UFT
Início do conteúdo da página
Política de Ações Afirmativas

Consuni aprova Política de Ações Afirmativas da UFT

Por Liz Castro | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Quarta, 03 de Mai de 2023, 18h22 | Última atualização em Quinta, 04 de Mai de 2023, 11h14

Nesta quarta-feira (03), a  Universidade Federal do Tocantins aprovou  a política de ações afirmativas da UFT, para atender as demandas e necessidades da comunidade acadêmica. Esse momento histórico contou com a participação do reitor e vice-reitor da Universidade, representações estudantis e de servidores da Instituição.  

Durante a cerimônia, foi defendida a ampliação dos ideais de permanência na universidade para pretos, pardos, indígenas e quilombolas, como também a ampliação de ações que incluam as pessoas com deficiência, que garantam a sua permanência dentro da UFT.

A Pró-Reitoria de Extensão, Assuntos Comunitários e Ações Afirmativas (Proex) esteve à frente do debate que abriu espaço para fortalecer as vozes estudantis que se levantaram para expressar as suas queixas e elogios perante a Instituição.

A pró-reitora da Proex, Maria Santana, ressalta a importância que a aprovação tem para promover a inclusão na UFT: "A aprovação das ações afirmativas da UFT foi um momento histórico. A Universidade é uma Instituição que em seus documentos são inclusivos, porém nós não tínhamos uma política construída democraticamente como esta foi. Por isso, nós tivemos um trabalho nos Câmpus, com os professores e técnicos, para construir de fato as diretrizes específicas  e gerais da nossa organização, enquanto universidade, em relação às ações afirmativas dentro da UFT. 

Além disso, Maria Santana  demonstra sua satisfação em promover ações inclusivas dentro da Universidade: “Eu fico muito feliz  enquanto pró-reitora de Extensão que trabalha com as desigualdades e com as minorias.  E, para nós, enquanto 20 anos de Universidade, é motivo de comemoração porque nós estamos avançando e precisamos avançar ainda mais”, finalizou. 

Após a aprovação, a comunidade acadêmica, professores e técnicos que estiveram presentes comemoraram esse passo importantíssimo que a UFT dá na construção de políticas mais inclusivas.  

 

registrado em:
marcador(es): Aluno,Proex,Home,Consuni
Fim do conteúdo da página