Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > UFT tem trabalhos sobre saúde universitária selecionados para apresentação internacional
Início do conteúdo da página
Pesquisa

UFT tem trabalhos sobre saúde universitária selecionados para apresentação internacional

Por Glenda Barros | Revisão: Paulo Aires | Edição e supervisão: Gihane Scaravonatti | Publicado: Terça, 18 de Abril de 2023, 17h16 | Última atualização em Sexta, 05 de Mai de 2023, 17h13

UFT tem trabalhos sobre saúde universitária selecionados para apresentação em evento internacional

A Universidade Federal do Tocantins (UFT) teve quatro trabalhos selecionados para apresentação na Reunião Anual da Society for Epidemiologic Research, na cidade de Portland (EUA). O evento ocorrerá entre os dias 13 e 16 de junho de 2023. 

O professor Marcus Vinicius Ferreira, orientador dos projetos selecionados, destaca que desse total, três deles foram desenvolvidos com a participação de estudantes bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic). Os trabalhos aprovadas para a conferência com autoria de alunos da UFT foram:  

  • Association between subjective stress and eating behavior in university students during the COVID-19 pandemic: 24h-MESYN study (Associação entre estresse e comportamentos alimentares em estudantes universitário durante a pandemia de Covid-19: um estudo do projeto 24h-MESYN, em português) - Barbara Saldanha Lima;
  • Association between physical activity and subjective stress in university students during the COVID-19 pandemic: 24h movement behavior and metabolic syndrome (24h-MESYN) study (Associação entre atividade física e estresse em estudantes universitário durante a pandemia de Covid-19: um estudo do projeto 24h-MESYN, em português) - Evanilson Alves dos Santos;
  • Associations between sleep time, academic context and subjective stress in college students during the COVID-19 pandemic: 24h movement behavior and metabolic syndrome (24h-MESYN) study (Associações entre sono, âmbito acadêmico e estresse em estudantes universitário durante a pandemia de Covid-19: um estudo do projeto 24h-MESYN, em português) - Jacyara Christina Carvalho Azevedo.

''É a primeira vez que temos tantos trabalhos aceitos simultaneamente em um evento desta magnitude e que recebem apoio para viagem. Vendo tudo isso, eles [os estudantes] ficam orgulhosos ao perceber que os trabalhos que estão construindo são relevantes para a ciência'', comenta o professor Marcus.

O projeto

24h movement behavior and metabolic syndrome (24h-MESYN) é um projeto que começou em 2021 com o objetivo de entender o que aconteceu com a saúde dos estudantes universitários no período pandêmico e conta com o apoio do CNPq e da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da UFT (Propesq). É coordenado pelos professores Marcus Vinicius Nascimento Ferreira (UFT), Kliver Antonio Marin (UFT), Heráclito Barbosa de Carvalho (USP) e Augusto César Ferreira De Moraes (University of Texas), articulando universidades de diferentes estados brasileiros e dos EUA. 

Dentro da UFT, o projeto é integrado por estudantes de graduação dos cursos de Educação Física e Nutriçao e dos programas de pós-graduação em Ensino de Ciência e Saúde (PPGECS) e em Educação Física (Proef).

 

Fim do conteúdo da página