Página inicial > Últimas Notícias > Câmpus de Arraias celebra colação de grau de primeira aluna deficiente visual total
SUPERAÇÃO

Por Caroline Carvalho | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Quarta, 05 de Abril de 2023, 16h34 | Última atualização em Quarta, 05 de Abril de 2023, 16h34

Nessa última quinta-feira (30), o Câmpus de Arraias da Universidade Federal do Tocantins (UFT) celebrou a colação de grau da primeira aluna deficiente visual total, do Câmpus. Nágea Rodrigues Paiva concluiu a graduação no curso de licenciatura em Pedagogia, no segundo semestre de 2022.

“Eu vivo de persistência, força de vontade e superação”, afirma Nágea, que apresentou como trabalho de conclusão de curso (TCC) a sua própria história de vida: A trajetória de uma estudante cega por meio da superação de barreiras

A acadêmica ingressou na Universidade no primeiro semestre de 2018, via Sistema de Seleção Unificada (Sisu), com base em sua nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Ao concluir sua formação básica na Educação de Jovens e Adultos (EJA), Nágea foi em busca da sonhada graduação. “Minhas primeiras opções eram Matemática ou Administração. Mas quando fiz o Enem, acabei tentando Pedagogia na UFT e Gestão Pública na Universidade de Brasília. Passei nos dois cursos”, comenta.

Por causa da proximidade geográfica com a família, a acadêmica optou pela licenciatura em Pedagogia, na UFT. “Antes mesmo de concluir o primeiro período, sabia que tinha escolhido o curso certo. E não posso reclamar, desde a educação básica, encontro profissionais maravilhosos que me estendem a mão quando preciso”, assegura.

Cursar uma graduação não é fácil para ninguém, mas o desafio é mais intenso para as pessoas com deficiências. “A colação de grau foi um dos momentos mais felizes da minha vida. Apesar das dificuldades, sempre digo que é possível, porque sou a prova viva disso. Quando queremos e não temos medo de superar os desafios, a gente consegue”, declara a pedagoga que, mesmo durante a pandemia, cumpria com suas obrigações acadêmicas de forma remota.

Após a conclusão da graduação, Nágea quer experienciar mais o ambiente das salas de aula e tem expectativas para o surgimento de novos concursos públicos. Futuramente, a pedagoga planeja galgar mais espaço no meio acadêmico, através da realização de um mestrado em sua área profissional.