Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Câmpus da UFT em Porto Nacional recebe estudantes e professores da Unifesspa para visita técnica à cidade
Início do conteúdo da página
Roteiro Geo-Turístico

Câmpus da UFT em Porto Nacional recebe estudantes e professores da Unifesspa para visita técnica à cidade

Por Marcus Vinicius Mariano e Rosane Balsan | Edição: Joice Danielle Nascimento | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Terça, 04 de Abril de 2023, 17h09 | Última atualização em Sexta, 05 de Mai de 2023, 15h17

O curso de Geografia do Câmpus  da UFT em Porto Nacional e a equipe do Programa Roteiro Geo-Turístico de Porto Nacional receberam, nos dias 02 e 03 de abril, os estudantes e professores  da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), do Câmpus de Marabá. A visita teve como propósito a realização do Trabalho de Campo Integrado II, atividade que reuniu as  disciplinas de Geografia Urbana e Planejamento e Gestão Urbana, do curso de Bacharelado em Geografia da Unifesspa. 

O objetivo da atividade era analisar as dinâmicas contemporâneas da produção do espaço urbano, bem como os instrumentos do planejamento e gestão urbana, em duas cidades próximas, mas com contextos de formação completamente distintos: uma cidade histórica, do período colonial, e uma capital planejada. A ideia também era comparar essas duas realidades e as possíveis semelhanças e diferenças com o contexto urbano de origem dos visitantes, no caso, a cidade de  Marabá, no Pará. 

Durante a atividade, a professora Kelly Bessa, da UFT de Porto Nacional, juntamente com o professores Lucas Barbosa e Atamis Foschiera, também abordaram a questão da organização urbana de Palmas e de Porto Nacional, com a participação da professora Andreia Guimarães Cantuaria Lucini, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), do Câmpus de Palmas. Entre os locais visitados no decorrer da atividade está o Seminário São José de Porto Nacional, onde estiveram presentes o Bispo José Moreira da Silva, o pároco Eldinei Carneiro e o Monsenhor Jones Pedreira, que também dialogaram com os estudantes. 

Da UNIFESSPA, marcaram presença no Trabalho de Campo  os professores Marcus Vinicius Mariano de Souza, Gleice Kelly Menezes e  Antônio Carlos Nascimento. Para o professor Marcus Vinicius: “Realizar o Roteiro Geo-turístico de Porto Nacional nos permitiu compreender o contexto de surgimento das primeiras cidades desta porção do Brasil Central, bem como entender a importância da paisagem urbana para a dinâmica sociocultural da cidade”

 

 

 

 

 

Fim do conteúdo da página