Página inicial > Últimas Notícias > Segunda edição dos Jogos Indígenas de Gurupi está com inscrições abertas
Gurupi

Segunda edição dos Jogos Indígenas de Gurupi está com inscrições abertas

Por Ascom do Câmpus de Gurupi | Edição: Denise Neves | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Sexta, 31 de Março de 2023, 10h25 | Última atualização em Quarta, 05 de Abril de 2023, 17h44

O Câmpus de Gurupi, da Universidade Federal do Tocantins (UFT), receberá as comunidades indígenas do Tocantins e região para a segunda edição dos Jogos Indígenas de Gurupi, que vai acontecer de 03 a 05 de maio de 2023.

A ação é realizada com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proex/UFT), Prefeitura de Gurupi e Governo do Estado do Tocantins, com auxílio da Secretaria dos Esportes e Juventude e da Secretaria dos Povos Originários e Tradicionais do Estado do Tocantins.

As inscrições estão abertas e serão efetuadas pelo link. Podem participar homens e mulheres, indígenas e não indígenas. O Edital com todas as informações pode ser conferido aqui.

O evento reunirá atletas de diversas etnias, com competições tradicionais indígenas e premiação que soma R$ 6.000,00 (seis mil reais), divididos em 1º, 2º e 3º Lugar, além de medalhas, troféus e certificados.

Segundo o diretor do Câmpus, Rodrigo Tavares, a iniciativa demonstra o compromisso da UFT em valorizar a diversidade cultural e incentivar a inclusão social: “Todos são bem-vindos! Indígenas e não indígenas, pois o evento é mais uma oportunidade de nossa comunidade acadêmica e a população em geral conhecerem de perto a riqueza da cultura indígena”, menciona o diretor.

Além da programação cultural e social, dez modalidades estão previstas:

Corrida de Tora Masculina;

Corrida de Tora Feminina;