Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > UFT FM comemora 7 anos
Início do conteúdo da página
no ar: educação, cultura e diversidade

UFT FM comemora 7 anos

Por Redação Rádio UFT FM | Edição: Gihane Scaravonatti | Publicado: Quarta, 29 de Março de 2023, 18h16 | Última atualização em Quinta, 30 de Março de 2023, 09h03

A primeira rádio universitária do Tocantins oferece uma programação focada em educação, cultura, diversidade e cidadania

Há 7 anos, no dia 29 de março de 2016, a UFT FM 96,9 fazia sua primeira transmissão. A emissora da Universidade Federal do Tocantins inaugurou exibindo um conteúdo de vanguarda no estado, fundamentando sua programação em educação, cultura, diversidade e cidadania. Assim, com esta nova proposta, de uma programação musical diferenciada, notícias de hora em hora, valorização da cultura local, além de programas especiais feitos pela comunidade, tudo de forma gratuita, a rádio vem se destacando neste período, cumprindo sua missão, a de aproximar mais a universidade e tudo o que ela produz da sociedade tocantinense.

Concepção

A história da UFT começou bem antes daquela primeira transmissão há 7 anos. Foram cerca de 9 anos de planejamento junto a gestores, professores, técnicos administrativos e estudantes. A portaria de criação da UFT FM foi publicada em 2008. Comunidade externa e interna se uniram em um grupo de trabalho para definir as diretrizes e política editorial da primeira rádio universitária do Tocantins.

A então Diretora de Comunicação da Universidade, Jaqueline Carrara, foi quem esteve à frente do grupo de trabalho e explicou o que a equipe desenvolveu. “A gente discutiu várias frentes, como a música, a educação e a cultura deveriam ser tratadas, de forma com que a rádio não virasse ferramenta política e que pudesse ter a vertente educativa, de valorização e de diversidade”, destacou Jaqueline.

Quem participou desse planejamento se lembra da gratificação do trabalho. Um deles foi o primeiro jornalista empossado na UFT, Thomas Antônio Muller, relatou a sensação de realização ao participar do processo de concepção de uma rádio pública e universitária. Para ele, “através o grupo de trabalho, foi possível construir uma rádio de acordo com os anseios da sociedade”.

No ar...

A primeira transmissão foi uma entrevista em mesa redonda conduzida pela jornalista Maria Tereza Lemes com autoridades, artistas, professores e profissionais de comunicação que estavam presentes no evento da inauguração. A intenção era transmitir a mensagem de que, apesar de estar no início, a emissora tinha vontade e potencial de trabalho.

O sentimento era de alegria e do desafio de se levar uma programação comprometida com a educação, sem cunho comercial. O professor Marcio da Silveira, ex-reitor da UFT, acompanhou todo este processo naquele março de 2016 e destacou a felicidade e trabalho com a implantação da rádio.

“Uma universidade do tamanho da UFT, pública, que garante o ensino de qualidade, tem que retribuir à sociedade tudo o que a sociedade paga por nós. A UFT está de parabéns porque vem cumprindo seu papel e a Rádio é um dos principais instrumentos”, relatou o ex-reitor.

Para colocar a rádio no ar, é necessário um esforço coletivo, tendo em vista os fatores físicos, os equipamentos, a composição das equipes, a formação dos estagiários, transmissão, transmissor, entre outros diversos desafios. A professora Marluce Zacariotti, que era a Diretora da Comunicação da UFT quando a rádio foi ao ar pela primeira vez, destacou a postura diferenciada da emissora. Conforme a professora, “a nossa intenção sempre foi trazer para a sociedade tocantinense a Rádio UFT como a contribuição de uma rádio educativa, que é comunicação pública”.

Aqui tem oportunidade

Para o secretário estadual de Comunicação da época da inauguração da UFT FM, Rogério Silva, a rádio “tem um papel muito importante na sociedade tocantinense. Além de ser a porta de divulgação do trabalho acadêmico da Universidade, é também um canal para que a sociedade possa expressar a sua opinião, cultura”.

Com essa função de elo entre universidade e comunidade, a UFT FM é espaço de oportunidades para profissionais, estudantes e artistas da região. Por meio dos estágios ofertados na emissora, alunos de diversos cursos iniciam sua vida profissional, como a jornalista e especialista em audiovisual Heloísa Cipriano. Ela relatou que sua primeira experiência profissional foi na UFT FM e que, de tão marcante, o rádio foi seu primeiro veículo de trabalho depois de formada. “A UFT FM foi uma experiência incrível pra mim e, mesmo não estando mais em rádio, ela faz parte da minha vida e da minha rotina”, declarou ela.

Os artistas do Tocantins possuem espaço demarcado na emissora, de modo a valorizar a cultura regional. Para Dorivan, Passarim do Jalapão, cantor e compositor, é muito importante a abertura da rádio aos cantores do estado. “É de grande importância para nós compositores, filhos dessa terra ter um espaço para divulgação dos nossos trabalhos autorais e a UFT FM sempre primou por tocar nossas músicas. Eu penso que o mais importante de um veículo de comunicação é definir o seu público”, comentou o artista.

Função social

As músicas, programas e interprogramas da UFT FM passam sempre por criteriosa avaliação para sempre estarem de acordo com a missão da emissora de oferecer programação fundamentada em educação, cultura, diversidade e cidadania. O diretor atual da UFT FM, Junior Duarte, explica como são realizadas nossas parcerias e conteúdos: “Nossa programação segue as diretrizes e identidade da emissora e possuímos ainda uma equipe experiente que oferece a comunidade conteúdos informativos e de utilidade pública, além de cultura educação e entretenimento. Possuímos também diversos colaboradores que somaram a nossa grade através de edital público”.

Dos 32 programas fixos da grade da emissora, 13 são produtos selecionados por meio de edital público, por meio do qual a comunidade pode difundir informações de interesse da sociedade. Para o professor João Bazolli, criador do programa “Cidades de fato”, premiado nacionalmente, a transmissão de diversos conhecimentos sobre questões urbanas foi possibilitada pelo acolhimento do veículo ao programa.

Do ponto de vista musical, a UFT FM, além de transmitir as composições e criações regionais, fornece apoio cultural a eventos e ações que valorizem sempre as quatro palavras mágicas: educação, cultura, diversidade e cidadania.

Próximos passos

E para os próximos anos, a Rádio UFT FM se prepara para algumas novidades. Uma delas é a expansão do sinal para mais cidades, uma readequação da programação musical e novas parcerias. “Nós sabemos da importância da UFT FM não só para a Universidade, mas para todos. É uma forma que temos de retribuir ao cidadão tudo o que se produz na UFT como conhecimento, pesquisa, oportunidade, atualidade e entretenimento. Parabéns UFT FM e toda equipe por mais um ano no ar”, finalizou o reitor da UFT, Luis Eduardo Bovolato.

Fim do conteúdo da página