Página inicial > Últimas Notícias > Espetáculos da UFT compõem programação comemorativa do Sesc
dia mundial do teatro

Espetáculos da UFT compõem programação comemorativa do Sesc

Por Mariana Felix/Ascom Fecomércio-Sesc-Senac TO | Edição e revisão: Gihane Scaravonatti | Publicado: Segunda, 27 de Março de 2023, 15h56 | Última atualização em Quinta, 30 de Março de 2023, 17h22

4 Mulheres que correm em nossas veias Fotógrafa Graciele Arsego - Barbara Tavares dos Santos

No dia 27 de março, é comemorado o Dia Mundial do Teatro. Criada em 1961 pelo Instituto Internacional de Teatro (IIT), ligado à Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), a data foi escolhida para celebrar a grande diversidade de gêneros teatrais e linguagens artísticas existentes e conscientizar a sociedade sobre a importância do teatro para o mundo.

O teatro tem sua origem na Grécia Antiga e, desde a Antiguidade Clássica, é considerado como a “quinta arte”, sendo uma das linguagens artísticas mais populares no mundo. Para celebrar a data, o Sesc Palmas apresenta três espetáculos gratuitos, trazendo o teatro de bonecos, o teatro musical e o teatro documentário. Desses, dois são criações de estudantes e docentes do curso de Licenciatura em Teatro, câmpus de Palmas, da Universidade Federal do Tocantins (UFT): Três Restos e Mulheres que correm em nossas veias

Confira a programação completa do evento e outras informações:

28/03 – O Babauzeiro (Carlos Gomide, da Carroça de Mamulengos - CE)

• Classificação indicativa: Livre
    Gênero: Teatro de bonecos
    Entrada: Gratuita

Criação autoral de Carlos Gomide, bonequeiro fundador da Carroça de Mamulengos que há 45 anos mantém a tradição de brincar com os bonecos populares. É um espetáculo de teatro de bonecos para todas as idades.

Três Restos - Ronalda Pinto29/03 – Três Restos (estUpeFaTo - Grupo de Pesquisa Acadêmica em Processos Criativos de Arte Contemporânea)

• Classificação indicativa: 10 anos
    Gênero: Teatro musical
    Entrada: Gratuita

Por meio do canto e música ao vivo, o trabalho conta histórias de deuses transmutados, meninos covardes e camponeses heróis. Apresentando a arte como espaço de experimentação estética, revisita mitologias, machismos frustrados e aquilo que deixamos pelo meio do caminho e resgatamos dos abandonos, mudanças e resistências.

30/03 – Mulheres que correm em nossas veias (Bárbara Tavares)

• Classificação indicativa: 14 anos
    Gênero: Teatro documentário
    Entrada: Gratuita

“Que bando de artistas somos nós? ”. Uma jovem estudante de teatro se autorretrata buscando conhecer-se. Em meio à viagem psíquica por sua própria natureza subterrânea, ela encontra, pelo caminho, uma artesã, uma artista plástica, uma atriz e uma bailarina. O espetáculo é uma narrativa híbrida (mistura de documentário e ficção) em homenagem a mulheres artistas que vivem, trabalham e atuam na cidade de Palmas, Tocantins. A obra é também uma homenagem a todas as mulheres - nossas ancestrais afro-luso-ibérico-ameríndias - que correm em nossas veias.

Evento: Dia Mundial do Teatro
Datas: 28, 29 e 30 de março
Horário: 20h
Local: Teatro Sesc Palmas e Praça do Arte ao Cubo - Centro de Atividades Sesc Palmas (502 Norte)
Entrada: Gratuita
Ingressos: A distribuição dos ingressos será feita na bilheteria do teatro a partir das 19h

Prestigie o teatro, a arte, os artistas (do mundo, do Tocantins e da UFT): compareça ao teatro do Sesc Palmas e bom espetáculo!

marcador(es): Palmas,Teatro,Home