Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > UFT tem pesquisadores contemplados com bolsas do CNPq
Início do conteúdo da página
Reconhecimento Científico

UFT tem pesquisadores contemplados com bolsas do CNPq

Por Glenda Barros | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Sexta, 10 de Março de 2023, 17h43 | Última atualização em Sexta, 10 de Março de 2023, 17h43

A Universidade Federal do Tocantins teve sete professores contemplados com bolsas ofertadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) nas modalidades de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (DT) e Produtividade em Pesquisa (PQ). Os docentes foram selecionados nas chamadas n° 08/2022 e n° 09/2022.  

Agora, fazem parte do grupo de pesquisadores bolsistas da UFT os professores: Ângela Francine Fuza, Antônio José Pedroso Neto, Glêndara Aparecida de Souza Martins, Lilian dos Santos Bracarense, Raimundo Wagner Aguiar, Renato de Almeida Sarmento e Thiago Barbosa Soares.

Esse reconhecimento pelo trabalho científico é motivo de orgulho para a Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Propesq). ''As bolsas são uma importante forma de auxílio para a formação de recursos humanos nas diversas áreas do conhecimento e permitem que a UFT se torne, cada vez mais, uma relevante ferramenta de desenvolvimento científico, econômico e social no Brasil'', afirma Thiago Pereira, diretor de pesquisa da UFT. 

 

Mulheres na Ciência

Ângela Francine Fuza, uma das contempladas, é professora do curso de Letras do Câmpus de Porto Nacional e dedica-se à área de linguística aplicada. Responsável pela coordenação do grupo de pesquisa ''Práticas de Linguagens em Estágios Supervisionados'' e pelo projeto ''A Escrita em Contextos de Ensino e de Aprendizagem'', ela se sente honrada pela celebração de sua trajetória intelectual. 

''Sabemos dos desafios enfrentados, especialmente pelas mulheres, na ciência. Por isso, a relevância do fortalecimento de nosso papel, desenvolvendo investigações de maior qualidade, incentivando nossos alunos no caminho da pesquisa. Espero continuar contribuindo para o fortalecimento da pesquisa, inovação tecnológica e formação de recursos humanos de excelência'', conclui Fuza.

Entre os desafios enfrentados pelas cientistas citados pela professora, anteriormente, está o de conciliar a produção acadêmica e a maternidade. A quantidade de publicações é uma das métricas utilizadas pelo CNPq e o ritmo de pesquisa se torna diferente para as pesquisadoras durante a gravidez e nos primeiros anos dos filhos. 

De acordo com o relatório ''Parent in Science: the impact of parenthood on the scientific career in Brazil'' (Pais na Ciência: o impacto da parentalidade nas carreiras científicas no Brasil, em português) do projeto Parent in Science, 81% das pesquisadoras entrevistadas reportaram que a maternidade teve, em algum grau, um impacto negativo na sua produção científica. 

Esse cenário fez com que Lilian dos Santos Bracarense recebesse a notícia da seleção com mais alegria: ''Tive duas licenças-maternidade e passamos pela pandemia. Não foi um período fácil. Então, o reconhecimento de que o meu trabalho nesse período foi relevante e significativo tem um valor especial. Além disso, o projeto contemplado se enquadra em um tema a que eu tenho me dedicado nos últimos anos, um projeto que eu creio ter potencial de transformação na cidade e melhoria na qualidade de vida das pessoas'', conta.

Integrante do colegiado do curso de Engenharia Civil e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR), Lilian atua na área de planejamento de transportes, especificamente com pesquisas sobre acessibilidade urbana, logística e relação entre transporte e desenvolvimento urbano e regional. Seu projeto contemplado pelo CNPq intitula-se ''Acessibilidade Urbana: análise e contribuições para o planejamento urbano e de transporte de pequeno e médio porte''.

O impacto social é fator imprescindível para Glêndara de Souza Martins. Professora e vice-diretora do Câmpus de Palmas, ela está entre os selecionados na modalidade de bolsas DT, que tem como objetivo valorizar pesquisadores que contribuem, de forma prática e regular, com a produção tecnológica e inovadora nas suas áreas.

Atualmente, trabalha junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos e ao curso de Engenharia de Alimentos. ''Atuo com a prospecção e caracterização de frutos oriundos da Amazônia Legal com o objetivo de conhecer e divulgar seu potencial, bem como agregar valor comercial a eles, gerando renda para as comunidades que os cultivam'', explica.

 

Estudos na área de Comunicação

Destaque também para as produções científicas voltadas à compreensão da imprensa e mídia brasileira. Há quase quinze anos, Antônio José Pedroso Neto, docente do curso de Jornalismo e dos programas de pós-graduação em Desenvolvimento Regional e Comunicação e Sociedade, pesquisa sobre a imprensa de economia brasileira e a relação entre Jornalismo e Economia.

''Umas das linhas de pesquisa se direciona a estudar como os jornalistas reportam certos fenômenos da economia para a sociedade. Além disso, como atuo na Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, tenho orientado trabalhos sobre a relação entre a imprensa e desenvolvimento''.

Vinculado ao curso de Letras do Câmpus de Porto Nacional, Thiago Soares teve o projeto ''Vozes do sucesso: uma análise do sucesso midiático como ponte para o sucesso político'' selecionado. O trabalho é derivado de um estudo anterior, finalizado em 2019, chamado ''Vozes do Sucesso: uma análise dos discursos sobre os vícios e virtudes da voz na mídia brasileira contemporânea''. 

''Com esse detalhe derivacional exposto, é possível perceber algo que acontece em muitas pesquisas: há sempre a germinação da segunda na primeira e daí sucessivamente. Agora com o subsídio do CNPq, vou poder, entre outras coisas, manter a constância da investigação dos objetos de pesquisa, fazer uma divulgação mais intensa dos resultados e participar de mais eventos, destaca o professor.

 

Sobre as bolsas

As bolsas de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (DT) e Produtividade em Pesquisa (PQ) têm o intuito de valorizar pesquisadores com produções científicas de destaque em suas áreas do conhecimento e incentivar projetos nas mais diversas áreas segundo critérios normativos.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página