Página inicial > Últimas Notícias > Seminário Modalidades Paralímpicas é realizado na UFT
Inclusão

Seminário Modalidades Paralímpicas é realizado na UFT

Por Denise Neves | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Sexta, 10 de Março de 2023, 11h36 | Última atualização em Sexta, 10 de Março de 2023, 17h22

A Universidade Federal do Tocantins (UFT) está sediando o Seminário Presencial Modalidades Paralímpicas, que ocorre nos dias 10 e 11 de março de 2023, das 8h às 18h, no Câmpus de Palmas.

O evento é uma realização do Comitê Paralímpico Brasileiro e, na UFT, teve a parceria da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários – Proex, por meio da Diretoria de Assuntos Comunitários (DAC).

Participaram da Cerimônia de Abertura do evento, o reitor da UFT, Luís Eduardo Bovolato; a pró-reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proex), Maria Santana; o Secretário de Esportes e juventude do Estado do Tocantins, Elenil da Penha; o presidente da Fundação Municipal de Esportes, Raimundo Júnior; o secretário de Esportes de Porto Nacional, Diógenes Gonçalves; a presidente do Instituto Reviver, Soraia Tomaz; o coordenador do Programa de Educação Paralímpica do Comitê Paralímpico Brasileiro; David Farias Costa e o atleta paraolímpico do atletismo e vice-presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro, Yohansson Nascimento.

Em sua fala, o reitor da UFT, professor Luís Eduardo Bovolato, ressaltou a importância da união dos esportes coletivos e enalteceu as pessoas que enxergam o esporte como instrumento de inclusão, participação e saúde.

Na ocasião, a professora Maria Santana, pró-reitora da Proex, aproveitou o evento para anunciar a inauguração simbólica do Centro de Referência Paralímpico Brasileiro, no qual a UFT tem um acordo de cooperação como parceira. E acrescentou “nós temos na UFT uma pista de atletismo e um lago à nossa frente, precisamos movimentar e colocar a UFT à frente dos esportes”.

Para David Farias, do Comitê Paralímpico Brasileiro, “é uma alegria muito grande dialogar sobre inclusão com a Universidade, alunos de graduação e professores. O intuito da educação paralímpica é transformar vidas através do esporte”.

Alessandro Cavalcante, jogador de basquete sobre cadeira de rodas, participante do evento, pontua que “eu acho muito importante a inclusão social através dos esportes para quem tem uma deficiência”.

Confira a Programação

Dia 10 de Março

7h30: Credenciamento

8h: Abertura