Página inicial > Últimas Notícias > Composições de professor da UFT integram álbum internacional de música clássica

Composições de professor da UFT integram álbum internacional de música clássica

Por Glenda Barros | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Segunda, 06 de Março de 2023, 16h02 | Última atualização em Quarta, 05 de Abril de 2023, 14h43

O professor Heitor Martins Oliveira, docente dos cursos de licenciatura em Teatro e licenciatura em Música (EaD) da Universidade Federal do Tocantins, é um dos compositores cujas obras foram escolhidas para compor o repertório do primeiro álbum do Blue Rose Trio, grupo artístico residente do Festival Internacional Villa-Lobos de Música de Câmara da Califórnia.

"Os 12 Macacos" (The 12 Monkeys, em inglês) foi a obra selecionada para fazer parte do trabalho ''Brazilian Landscapes'' (Paisagens brasileiras, em português). O nome da composição faz referência ao filme homônimo do diretor estadunidense Terry Gilliam (1995). A peça musical foi escrita para clarineta, violoncelo e piano, que se divide em três movimentos, com a duração total de aproximadamente 12 minutos.

A abordagem e o contato com o Blue Rose Trio foi inesperado e empolgante: ''Ele [Lars Hoefs, diretor musical do grupo] entrou em contato comigo, após ter estudado minhas composições disponíveis no acervo Sesc Partituras. Pediu autorização, primeiro para incluir a composição Os 12 Macacos no repertório do festival e, depois, no álbum que acaba de ser lançado. Como continuidade desse nosso diálogo, compus também uma outra obra, chamada Magia de Chomón para violoncelo e piano, que ele deverá estrear no futuro próximo''.

Ao descobrir que seu trabalho seria gravado e reconhecido em âmbito internacional, o professor Heitor Oliveira ficou feliz pelo reconhecimento: ''Sinto-me grato pela oportunidade de ouvir minha composição em interpretação e registro técnico de alta qualidade, representando, junto a outros compositores, um segmento específico da criação musical brasileira atual para um público amplo. Sinto-me também, de alguma maneira, representando o Tocantins e a UFT como polos localizados de produção artística em diálogo com o mundo'', comenta.

Essa conquista é fruto de muito trabalho e amor à arte. ''Tenho me dedicado à música desde a infância e, gradativamente, construí uma trajetória artística e acadêmica com produções artísticas e bibliográficas relacionadas aos processos criativos musicais e suas interfaces'', enfatiza Oliveira, e acrescenta: ''A composição musical é a minha principal forma de expressão como artista'', explica. ''Ela resulta de uma abordagem pessoal, fundamentada em posicionamentos estéticos e tomadas de decisões sobre intenções expressivas e materiais sonoros''.

Conheça o trabalho de Heitor Oliveira

Na última década, o professor Heitor lançou quatro álbuns e diversos singles. De seus trabalhos mais recentes, pode-se destacar sua participação no documentário ''Zé Onça - Relatos de uma memória'', dirigido pelo cineasta Túlio de Melo. No curta-metragem biográfico que conta a história de um pescador de Xambioá (TO), Heitor foi o responsável pela composição musical e desenho de som.

Essa e outras obras do professor estão disponíveis nas plataformas de streaming. Clicando aqui, é possível ter acesso às composições do artista e à compilação ''Brazilian Landscapes'' (Paisagens brasileiras, em português) do grupo Blue Rose Trio.

Além das músicas, o docente se dedica à pesquisas nas áreas de música e performance. Para citar algumas de suas produções científicas, ele destaca os artigos ''Modelos de ação e interação sonora: gênese de um sistema de improvisação'' (2022) e ''Experimentação como interseção entre composição e performance na criação musical: uma experiência de colaboração'' (2020).