Página inicial > Últimas Notícias > Curso de Licenciatura em Química será o primeiro curso noturno do Câmpus de Gurupi
novidade

Por Ascom do Câmpus de Gurupi e Virgínia Magrin | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Quarta, 15 de Fevereiro de 2023, 08h53 | Última atualização em Quarta, 15 de Março de 2023, 16h42

O vestibular da Universidade Federal do Tocantins (UFT) está com inscrições abertas (acesse o Edital aqui) e traz um marco para a comunidade do Câmpus de Gurupi. Trata-se do curso de licenciatura em Química, que recebe o selo de ser o primeiro curso que funcionará presencialmente no período noturno.

Segundo o diretor da unidade, professor Rodrigo Tavares, esse será o primeiro e existem estudos para que outros cursos ofereçam vagas no período noturno. “Esse curso de licenciatura vem para atender uma demanda da comunidade, que solicitou à UFT em Gurupi a oferta de cursos noturnos, para alcançar as pessoas que trabalham durante o dia”, comemora o gestor.

Foto: Lucas Samuel Soares dos SantosFoto: Lucas Samuel Soares dos Santos

A professora Gleice Botelho, presidente do núcleo docente estruturante, que cuida da implantação do curso de licenciatura em Química em Gurupi, esclarece que a proposta também foi pensada para atender demandas regionais para professores habilitados na área: “Precisamos de profissionais na área de Química, principalmente para atuarem na docência da Educação Básica, e ao ofertar às turmas no período noturno, facilitamos o acesso aos interessados”, explica a professora.

Para saber mais sobre o curso, acesse a Resolução nº 55/2022 do Conselho  de  Ensino,  Pesquisa  e  Extensão  (Consepe) da UFT, que Dispõe  sobre o Projeto  Pedagógico  do  Curso (PPC) de licenciatura em Química, Câmpus de Gurupi, disponível em: https://docs.uft.edu.br/share/s/NqckQ52QRJyri_35dzIzaw.

Vestibular UFT 2023/2

As inscrições para o Vestibular seguem até o dia 06 de março e devem ser realizadas por meio do site da Comissão Permanente de Seleção (Copese).

Ao todo, são 766 vagas, distribuídas entre 41 cursos de graduação, dos cinco câmpus da UFT e dois da UFNT, e ofertadas para candidatos nas categorias de Ampla Concorrência e de cotas para para Indígenas, Quilombolas e estudantes que cursaram o ensino médio em escola pública. A taxa de inscrição é de R$140,00.

Acesse aqui o edital e confira todos os requisitos para participar e o cronograma da seleção.

Outras formas de ingresso na UFT

Além do vestibular 2023/2, a UFT está com edital aberto para ingresso no primeiro semestre de 2023 em seus cursos de graduação. O processo Seletivo por Nota do Enem (PSEnem), oferta mais de 1.200 vagas distribuídas entre 49 cursos de graduação, nos cinco câmpus da UFT - Palmas, Gurupi, Porto Nacional, Arraias e Miracema; e dois da UFNT, Araguaína e Tocantinópolis.

Podem concorrer às vagas os candidatos que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), dos anos 2013 a 2022, independente de participação ou inscrição no processo seletivo do SiSU.

Caso o candidato tenha feito o Enem mais de uma vez, entre 2013 e 2022, deverá optar pela utilização da nota de apenas uma das edições.

Mais informações, acesse o Edital de Abertura