Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Startup da Incubadora de Empresas da UFT grava websérie junto ao Sebrae
Início do conteúdo da página
Inovação

Startup da Incubadora de Empresas da UFT grava websérie junto ao Sebrae

Por Caroline Carvalho | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Segunda, 06 de Fevereiro de 2023, 16h05 | Última atualização em Sexta, 03 de Março de 2023, 19h33

Nesta última segunda-feira (30), pesquisadores e empreendedores da startup Bio 6 Sustentável, empresa da Incubadora de Empresas (IE), da Universidade Federal do Tocantins (UFT), participaram de gravações que integrarão uma websérie realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). 

A startup da UFT foi selecionada, dentre algumas outras empresas, a integrar a websérie, que ainda não possui previsão para lançamento. Com duração de dois dias - 30 e 31 de janeiro -, as filmagens do grupo ocorreram na Universidade e no prédio do Sebrae Tocantins.

A Bio 6 Sustentável é uma startup de base biotecnológica que busca ressignificar a biomassa de resíduo quitinoso com tecnologia sustentável. “Resolvemos o problema das toneladas de resíduos gerados pelas cascas de camarões e, na outra ponta da cadeia, produzimos em larga escala e com baixo custo, um bioproduto de alto valor agregado como o 5-HMF”, explica a CEO da empresa, Vivian Andrade.

A microempresa é fruto dos trabalhos de mestrado e doutorado do professor da UFT, Eber Souza. Suas descobertas já são patenteadas nacional e internacionalmente. “Do início até hoje, tivemos o apoio do Sebrae, através do edital “Inova Amazônia”, que nos trouxe formação e investimento; e das instituições (UFT e IFTO), através da incubadora e de seus Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs)”, ressalta Vivian Andrade.

Conheça os principais produtos da startup

Através das cascas de camarão, a empresa produz, principalmente, dois produtos:

- 5-HMF: uma verdadeira plataforma química que pode ser utilizada na produção de diversos compostos, tais como resinas, cosméticos e biocombustíveis.

- Biofloc: gel floculante para limpeza de efluentes contaminados.

 

Conheça a Incubadora de Empresas da UFT 

A IE é um programa de extensão da Universidade, que tem como objetivo incentivar e apoiar a criação e o desenvolvimento de empresas de base tecnológica, através do provimento de infraestrutura básica compartilhada, de mecanismos de apoio à inovação e cooperação tecnológica, além de qualificação técnica e gerencial do empreendedor. 

Além disso, o programa visa difundir a cultura empreendedora e as tecnologias inovadoras oriundas da comunidade acadêmica, contribuindo, assim, para o desenvolvimento local e regional.

Fim do conteúdo da página