Página inicial > Últimas Notícias > Startup da Incubadora de Empresas da UFT grava websérie junto ao Sebrae
Inovação

Startup da Incubadora de Empresas da UFT grava websérie junto ao Sebrae

Por Caroline Carvalho | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Segunda, 06 de Fevereiro de 2023, 16h05 | Última atualização em Sexta, 03 de Março de 2023, 19h33

Nesta última segunda-feira (30), pesquisadores e empreendedores da startup Bio 6 Sustentável, empresa da Incubadora de Empresas (IE), da Universidade Federal do Tocantins (UFT), participaram de gravações que integrarão uma websérie realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

A startup da UFT foi selecionada, dentre algumas outras empresas, a integrar a websérie, que ainda não possui previsão para lançamento. Com duração de dois dias - 30 e 31 de janeiro -, as filmagens do grupo ocorreram na Universidade e no prédio do Sebrae Tocantins.

A Bio 6 Sustentável é uma startup de base biotecnológica que busca ressignificar a biomassa de resíduo quitinoso com tecnologia sustentável. “Resolvemos o problema das toneladas de resíduos gerados pelas cascas de camarões e, na outra ponta da cadeia, produzimos em larga escala e com baixo custo, um bioproduto de alto valor agregado como o 5-HMF”, explica a CEO da empresa, Vivian Andrade.

A microempresa é fruto dos trabalhos de mestrado e doutorado do professor da UFT, Eber Souza. Suas descobertas já são patenteadas nacional e internacionalmente. “Do início até hoje, tivemos o apoio do Sebrae, através do edital “Inova Amazônia”, que nos trouxe formação e investimento; e das instituições (UFT e IFTO), através da incubadora e de seus Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs)”, ressalta Vivian Andrade.

Conheça os principais produtos da startup

Através das cascas de camarão, a empresa produz, principalmente, dois produtos:

- 5-HMF: uma verdadeira plataforma química que pode ser utilizada na produção de diversos compostos, tais como resinas, cosméticos e biocombustíveis.

- Biofloc: gel floculante para limpeza de efluentes contaminados.

Conheça a Incubadora de Empresas da UFT

A IE é um programa de extensão da Universidade, que tem como objetivo incentivar e apoiar a criação e o desenvolvimento de empresas de base tecnológica, através do provimento de infraestrutura básica compartilhada, de mecanismos de apoio à inovação e cooperação tecnológica, além de qualificação técnica e gerencial do empreendedor.

Além disso, o programa visa difundir a cultura empreendedora e as tecnologias inovadoras oriundas da comunidade acadêmica, contribuindo, assim, para o desenvolvimento local e regional.