Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > UFT recebe Associação “Liga pela vida” e discute parceria com foco em pesquisa, ensino e extensão
Início do conteúdo da página
Proex

UFT recebe Associação “Liga pela vida” e discute parceria com foco em pesquisa, ensino e extensão

Por Gabriela Cardoso Carneiro | Edição: Glenda Barros | Revisão: Paulo Aires | Fotos: Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários | Publicado: Segunda, 06 de Fevereiro de 2023, 09h51 | Última atualização em Sexta, 03 de Março de 2023, 19h31

Na última terça-feira (31), a associação “Liga pela vida: Defesa das pessoas com câncer em Miracema e Região” promoveu um encontro para apresentar ações do projeto e discutir futuras parcerias com foco em pesquisa, ensino e extensão. Na oportunidade, também foi apresentado o projeto de extensão do curso de Serviço Social da UFT: ''Ester II - Escuta intergeracional das pessoas com câncer em Miracema e Região - 2023''.

A presidente e mentora do projeto, Gislene Araujo, comentou sobre o surgimento da liga: “A Liga surge a partir de uma experiência pessoal minha. Sou paciente da dermatologia oncológica do HGP desde 2016, onde sou acompanhada por câncer de pele. Em meados de setembro de 2022, fui diagnosticada com câncer no colo do útero em estágio bem avançado. Este diagnóstico me tirou o chão e de toda a minha família”.

Foi durante o tratamento que Gislene fez várias reflexões sobre a realidade das pessoas com câncer, pensando aspectos como alimentação, acesso a exames, medicamentos e qualidade de vida. “Ao finalizar tudo, eu chamei as meninas que nos deram apoio, falei das minhas inquietações e perguntei se elas aceitariam montar um grupo de apoio a pessoas com câncer. De lá pra cá, a Associação só tem ganhado força e está crescendo muito”.

“Vale ressaltar que a Liga não nasce por acaso, são várias histórias que se encontraram e juntaram forças para atuar na defesa das pessoas com câncer. Queremos ir além do imediatismo. Por isso, viemos até a UFT e demais IES's, para nos apresentarmos e buscar parcerias para realização de ensino, pesquisa e extensão voltados à realidade das pessoas com câncer e também para mediar o acesso a melhoria na qualidade de vida”, explica Gislene.

Célia Maria Grandini Albiero, vice-presidente da Associação, comemora as conquistas da Liga: “Foi possível apresentar a Liga aos 5 municípios de Miracema, Miranorte, Tocantínia, Lajeado e Rio dos Bois. Ainda envolvemos as câmaras municipais desses municípios, alguns parlamentares do Senado e deputados estaduais e federais, empresários locais, a DPU, a UNITINS, a UNITOP e muitos outros”.

Segundo Célia, a Liga vem conquistando seu espaço na realidade tocantinense: “Muitas parcerias vão ser firmadas neste mês de fevereiro, a exemplo da 1ª parceria com a Arca de Noé, que será o local de funcionamento, com início previsto para março'', finaliza.

Sobre a Liga

A Liga pela Vida tem como objetivo geral atuar na defesa das pessoas vivendo/convivendo com câncer em Miracema e região, independente da renda, por meio da acolhida, suporte e prevenção na perspectiva do reconhecimento da liberdade como valor ético central e da defesa intransigente dos direitos humanos, na eliminação de todas as formas de preconceito e no fortalecimento das políticas sociais públicas.

 

registrado em:
marcador(es): Proex,Home
Fim do conteúdo da página