Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Tecnologias na área da educação para profissionais da saúde são discutidas em publicação da Editora
Início do conteúdo da página
PERIÓDICOS

Tecnologias na área da educação para profissionais da saúde são discutidas em publicação da Editora

Por Carol Azevedo (estagiária EdUFT) | Edição e Revisão: Samuel Lima (Sucom/UFT) | Publicado: Sexta, 06 de Janeiro de 2023, 11h50 | Última atualização em Sexta, 06 de Janeiro de 2023, 11h50

Para aprofundar sobre a produção e construção de tecnologias na área da educação permanente dos profissionais de saúde da Atenção Primária e com o objetivo de melhorar o atendimento aos usuários do Serviço único de Saúde (SUS), a EdUFT junto a outros cinco professores da UFT lançaram o Caderno de Apoio Curso de Formação para a gestão do Programa Academia da Saúde.

A obra foi escrita como resultado das oficinas realizadas no processo de formação para os profissionais do Programa Academia da Saúde no estado. A organização foi motivada pela inovação do trabalho realizado e pelos ótimos resultados produzidos em relação à formação para implementação do Programa. Produzindo inovação tecnológica direcionada à promoção da saúde no SUS.

O caderno de apoio contou com o envolvimento de professores UFT (Caroline Roberta Freitas Pires, Clemilson Antônio da Silva, Eduardo José Cezari, Leila Rute Gurgel do Amaral e Marta Azevedo dos Santos), oriundos de diversos cursos da UFT, como Nutrição, Medicina e Pedagogia, o que identifica seu caráter interdisciplinar e multiprofissional. Além das autoras, participam da publicação Gabriela de Campos Mendes, Giovana Falcão e Gilmara Apolinário Reis, que no período de produção eram mestrandas do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCS). Os profissionais envolvidos na escrita foram: Werley Teixeira Reynaldo, da UFT; Danielle Keylla Alencar Cruz, MS e Flávia de Souza Oliveira, da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau).

A obra tem pesquisadores do grupo de pesquisa Promoção e Educação em Saúde da UFT. O projeto foi financiado pelo Ministério da Saúde com o objetivo de construir conhecimentos no campo da implementação de pesquisas no Serviço Único de Saúde (SUS), com a parceria da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) e as secretarias municipais de saúde do Estado do Tocantins.

"Além de referenciar o trabalho desenvolvido por pesquisadores da instituição, a publicação vinculada à editora da UFT, contribui para o fortalecimento de expertise dos profissionais vinculados à publicação no tema da implantação de programas na atenção primária à saúde. Para a comunidade acadêmica, isto significa produção e socialização de conhecimento, reconhecimento dos pares e possibilidades de construção de projetos conjuntos para fortalecer a pesquisa na área em nosso estado", explicou Marta Azevedo, umas das organizadoras da obra.

Para conferir na íntegra a publicação acesse o link abaixo:

Fim do conteúdo da página