Página inicial > Últimas Notícias > Projetos de Extensão realizados pela UFT em parceria com escolas de Ensino Médio são destaque no Guia de Gestão Socioambiental do MEC
Extensão

Por Joice Danielle Nascimento | Publicado: Quarta, 04 de Janeiro de 2023, 16h00 | Última atualização em Quarta, 04 de Janeiro de 2023, 21h48

O Ministério da Educação (MEC) publicou no último dia 27 de dezembro de 2022, o Guia de Gestão Socioambiental, que é um material de apoio para a implantação do Novo Ensino Médio no Brasil. O documento, que reúne conceitos e boas práticas de gestão de estratégias e ações sociais e ambientais realizadas por escolas com o objetivo de garantir uma boa qualidade de vida, destaca dois projetos de extensão desenvolvidos pela UFT em parceria com escolas de Ensino Médio, como exemplos de ações bem sucedidas nas áreas de educação, qualificação profissional, bem estar coletivo, sustentabilidade, cultura, saúde e preservação do meio ambiente.

Elaborado  de acordo com o plano de Ação Socioambiental de implantação do Novo Ensino Médio, por meio da colaboração das 27 Secretarias Estaduais e da Secretária Distrital de Educação em parceria com 19 mil escolas de Ensino Médio, o Guia de Gestão Socioambiental aborda 15 temáticas relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU). Seu principal objetivo é fortalecer a capacidade do MEC, das Secretarias de Educação e das escolas de Ensino Médio de gerir os efeitos socioambientais da implantação do novo modelo de ensino.

Entre as ações destacadas no Guia como casos de sucesso e que podem ser aplicadas em outras unidades de Ensino Médio, estão os projetos “Qualificação e Autonomia Econômica de Mulheres no Tocantins: um caminho possível”, desenvolvido pela Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários da UFT (Proex) em parceria com a Escola Estadual Floresta, localizada no povoado de Campo Alegre, no município de Paranã e o Itinerário Formativo: Trilhas de Aprofundamento de Ciências da Natureza Ecoturismo em face do Empreendedorismo”, desenvolvido pelo Colégios Estadual Lavandeira, localizado no município tocantinense de Lavandeira, em parceria com o Curso de Turismo Patrimonial  e Socioambiental da UFT.

Conheça os dois projetos citados no Guia
  • Qualificação e Autonomia Econômica de Mulheres no Tocantins: um caminho possível

O projeto, desenvolvidos através da Proex, capacitou 1200 mulheres no estado do Tocantins entre os anos de 2021 e 2022, através de atividades nas áreas de artesanato, design de biojoia, educação financeira, gastronomia local, empreendedorismo, governança, associativismo, produção de doces, criação de galinhas orgânicas, quintais produtivos e corte e costura. Durante o período de atividades, o projeto percorreu mais 940 km do sul ao norte do Tocantins, passando por cidades, povoados, comunidades quilombolas e unidades prisionais. Os resultados do projeto foram apresentados em uma cartilha e um vídeo disponível no You Tube.

• Itinerário Formativo: Trilhas de Aprofundamento de Ciências da Natureza Ecoturismo em face do Empreendedorismo

Desenvolvido por professores e estudantes do Ensino Médio do município de Lavandeira e com o apoio da UFT por meio do Curso de Turismo Patrimonial  e Socioambiental do Câmpus de Arraias, o projeto  propõe práticas de exploração e conhecimento de espaços turísticos do município. Entre as ações realizadas, está a prestação de acompanhamento técnico com objetivo de fortalecer  a consciência urbana, sustentabilidade, a pertença dos sujeitos aos espaços a cidade e a identidade cidadã.

A pró-reitora de Extensão, Cultura e Assuntos comunitários da UFT, Maria Santana Milhomem, destaca que a presença destes dois projetos no Guia do MEC é um indicativo de que a UFT está contribuindo positivamente com o desenvolvimento dos demais níveis da educação pública: “A extensão da UFT está cumprindo com o papel de relação dialógica  e como ponte entre a Universidade e a educação pública básica”. Já a Diretora Regional de Educação de Arraias, Ana Lúcia Bispo, ressalta  que a parceria firmada com a UFT traz novas possibilidades para a região beneficiada pelos projetos: "A parceria da DRE, Escolas e UFT, vem se fortalecendo ao longo dos anos e com resultados significativos nos processos de conquistas e ampliação das possibilidades de novos conhecimentos e saberes aos educadores e estudantes em diversas áreas e agora, acerca do ecoturismo sustentável que potencializará o turismo do nosso município".

Ana Lúcia também enfatiza a importância  de ter projetos publicado no Guia do MEC como exemplo de ações bem sucedidas na área da educação: "Ter um projeto publicado como exemplo de boas práticas no Guia de Gestão Socioambiental do MEC, é um orgulho enorme, pois valoriza, reconhece e valida o trabalho dessa classe tão importante, que é o professor e, principalmente porque uma das escolas escolhidas, a Escola Estadual Floresta é de zona rural, de difícil acesso e com todas as peculiaridades impostas pela distância da sede".

Para o professor Jorge de Souza Marinho Jr, que é técnico educacional do Ensino Médio da DRE de Arraias e atua como professor supervisor na Escola Estadual Floresta, as ações realizadas em cooperação com a UFT são muito importantes para a formação cidadã. “As ações desenvolvidas em parceria com a Universidade são muito relevantes para a educação pública em todos os níveis. Para o Ensino Médio, resulta em um processo dinâmico e enriquecedor, pois proporcionam um ambiente real de interação, de profissionalização e de promoção de cidadania”.

Todos os projetos disponibilizados pelo documento se constituem como  um material de consulta e pesquisa para  toda sociedade.  Os dois projetos  citados nesta matéria estão nas páginas 132 e 133 do documento. O Guia de Gestão Socioambiental do MEC pode ser obtido aqui