Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Docente da UFT lança livro sobre turismo no Mato Grosso do Sul
Início do conteúdo da página
ARRAIAS

Docente da UFT lança livro sobre turismo no Mato Grosso do Sul

Por Samuel Lima | Publicado: Quinta, 15 de Dezembro de 2022, 17h33 | Última atualização em Sexta, 02 de Junho de 2023, 10h22

De organização das professoras Simone Mamede (Câmpus de Arraias) e Patrícia Martins (UEMS), já está disponível no site da Editora da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, a obra  Multidimensionalidade do turismo no Mato Grosso do Sul. A professora Simone atua no curso de Turismo Patrimonial e Socioambiental no Câmpus de Arraias.

Simone explica que a obra foi escrita entre os anos de 2020 e 2021, sendo lançada agora em 2022. A obra tem intersecção relacionada com a prática docente e "serve de referência para muitas atividades do ensino, pesquisa  e extensão no nosso curso. Ao mesmo tempo que o foco está para o Mato Grosso do Sul, a obra  reverbera em nível nacional conectando o singular e o universal", explica a docente. 

Ela ainda informa que a obra teve a participação de outros docentes de cursos de turismo e de outras áreas do conhecimento de várias instituições (UFMS, UFT, UEMS, UnB, UCDB, UFGD, Uniderp) e envolve também profissionais liberais e Organizações Não Governamentais. "Nesta obra reunimos várias iniciativas, de pesquisas  e  experiências em turismo, as quais se traduzem em diálogos enriquecedores entre a academia, o setor público, o privado e terceiro setor. O livro tem sua base nos principais atributos turísticos, de biodiversidade, cultura e das belezas naturais típicas das paisagens sul-americanas. A valorização e o reconhecimento desses atributos são pilares desta obra, os quais devem ser entendidos em sua dinamicidade socioambiental e histórica, conservados e manejados de forma sustentável para atuais e futuras gerações, por meio de um turismo responsável", diz Simone.

As organizadoras
Simone Batista Mamede

Doutora e mestre em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional pela Universidade Para o Desenvolvimento do Estado e Região do Pantanal (Uniderp). Especialista em Ecoturismo e Educação Ambiental pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Pós-doutoranda em Letras na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Possui graduação em Ciências Biológicas pela Uniderp, graduação em Gestão de Turismo pela Estácio de Sá e bacharelado em Turismo pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Docente no curso de Turismo Patrimonial e Socioambiental da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Campus Arraias. É sócia-diretora do Instituto Mamede de Pesquisa Ambiental e Ecoturismo. Atua como pesquisadora em turismo e biodiversidade nos diversos biomas da América do Sul. Educadora e escritora nas seguintes áreas: turismo, ecoturismo, birdwatching, turismo de base comunitária, educação ambiental, biodiversidade. Fotógrafa de natureza, observadora da vida silvestre, ciclista, amante e adepta das viagens de bicicleta.

Patrícia Cristina Statella Martins

Bacharel em Turismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Doutora em Geografia pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e mestre em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Professora efetiva da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) desde 2002. Ministra aulas na graduação, no curso de Turismo, e na pós-graduação, no curso Planejamento e Gestão Pública e Privada do Turismo. Atualmente, coordena o curso de Turismo da UEMS/Dourados - MS. É membro do Núcleo de Inovação Tecnológica PROPPI/UEMS. Participa como representante da região Centro-Oeste no Fórum Nacional de Cursos Superiores de Turismo, Hospitalidade e Lazer. É membro do Grupo de Estudo em Turismo, Hospitalidade e Sustentabilidade (GESTHOS) e do grupo Turismo, Educação, Emprego e Mercado (TEEM). Trabalha, principalmente, com os seguintes temas: paisagem e turismo de natureza; análise sistêmica e turismo; o fenômeno do turismo e sua interface com o mercado de trabalho. Mãe do Fernando, de oito anos.

Sinopse do livro

A obra busca retratar as peculiaridades e territorialidades do turismo no estado de Mato Grosso do sul, com base em pesquisas, relatos de experiências, trabalhos e estudos realizados nas últimas décadas, nessa Unidade Federativa. A obra aborda temas diversos, como planejamento, gestão, políticas públicas, formação, segmentos e estruturações turísticas no segundo mais novo estado do Brasil.

A pluralidade dos diversos olhares, fazeres e saberes e o amálgama das diferentes dimensões que envolvem, direta e indiretamente, o turismo no Mato Grosso do sul fazem do livro uma referência para acadêmicos, professores, pesquisadores, educadores, gestores, formuladores de políticas públicas na área do turismo, cidadãs e cidadãos que reconheçam o setor como prática social e instrumento para a transformação social e a construção de territórios mais inclusivos, justos e sustentáveis.

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página