Página inicial > Últimas Notícias > Curso de Engenharia Florestal completa 15 anos
CELEBRAÇÃO

Curso de Engenharia Florestal completa 15 anos

Por Assessoria de Comunicação - Câmpus de Gurupi | Edição: Samuel Lima (Sucom/UFT) | Publicado: Quinta, 01 de Dezembro de 2022, 10h26 | Última atualização em Quinta, 01 de Dezembro de 2022, 10h47

O curso de Engenharia Florestal, do Câmpus da Universidade Federal do Tocantins em Gurupi, completou 15 anos e as comemorações fizeram parte da programação da Semana Acadêmica Integrada, realizada nos últimos dias 23 a 25 de novembro.

As homenagens envolveram alunos, professores, técnicos e convidados em momentos de conversas sobre as conquistas do colegiado na formação de profissionais capazes de proteger o meio ambiente, planejar, organizar e promover o uso racional e sustentável dos recursos naturais em geral, e dos recursos florestais, especificamente, em benefício da sociedade.

Em sua composição o curso forma egressos de sólida formação científica e profissional geral; capacitados a absorver e desenvolver tecnologias; observando tanto o aspecto do social quanto da competência científica e tecnológica. Profissionais que atuam de forma crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade.

Além disso, as palestras envolveram como a área de Engenharia Florestal promove a formação de profissionais aptos a compreender e traduzir as necessidade de indivíduos, grupos sociais e comunidade, com relação aos problemas tecnológicos, socioeconômicos, gerenciais e organizativos, bem como utilizar racionalmente os recursos disponíveis, além de conservar o equilíbrio do ambiente; capacidade de adaptação, de modo flexível, crítico e criativo, às novas situações.

Em suas informações gerais, o curso de Engenharia Florestal é oferecido pela Universidade Federal do Tocantins, no Câmpus de Gurupi; abre 80 vagas por ano (40 por semestre), na modalidade presencial. Confere o grau de Bacharelado, com duração de cinco anos (dez semestres) e carga horária de 3.960 horas-aula, alcançadas em turno integral, de periodicidade semestral.

Os engenheiros florestais podem atuar em diversas áreas do mercado de trabalho, com atuações específicas em: Gestão Ambiental, Silvicultura, Manejo Florestal, Tecnologia de Produtos Florestais.

Saiba mais sobre o curso em: https://ww2.uft.edu.br/engenharia-florestal.

marcador(es): Home,Engenharia Florestal