Página inicial > Últimas Notícias > Curso de Administração da UFT promove a primeira "Missão Canguçu"
Missão Canguçu

Curso de Administração da UFT promove a primeira "Missão Canguçu"

Por Joice Danielle Nascimento | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Terça, 29 de Novembro de 2022, 17h41 | Última atualização em Terça, 29 de Novembro de 2022, 17h41

Com o objetivo de desenvolver competências comportamentais ligadas à habilidade de relacionamento interpessoal e liderança entre os estudantes, o curso de Administração da UFT organizou e executou, entre os dias 25 e 27 de novembro, a primeira Missão Canguçu. A atividade, coordenada pelos professores Kleber Abreu e Sandra Alberta Ferreira, reuniu  20 alunos do 1° ao 5° períodos do curso de Administração, além de membros da Ampla, empresa júnior do curso. A programação da Missão Canguçu incluiu palestras sobre a dinâmica de funcionamento do Centro de Pesquisa Canguçu e também sobre os conceitos relacionados a ESG, que é uma jornada de transformação dos negócios que visa a construção de um mundo inclusivo, ético e ambientalmente sustentável. Além disso, a missão também permitiu o desenvolvimento de dinâmicas, passeios de barco e trilhas.

O professor Kleber Abreu, que foi um dos coordenadores da ação, ressalta que além do lazer, as atividades propostas pela missão também tinham caráter formativo: “O propósito de realizar a Missão Canguçu para o curso de ADM foi desenvolver competências entre alunos, desenvolver habilidades interpessoais e também o espírito de liderança. Então, foi um momento de confraternização e desenvolvimento de competências”. A professora Sandra Alberta, que também coordenou a ação, explica que a atividade também propôs pensar a Administração para além da sala de aula: "Uma das questões que a gente primou muito foi ampliar os horizontes dos alunos, sair da sala de aula, sair da UFT, sair do Câmpus Universitário e ir para um local cheio de natureza, um local onde eles pudessem experienciar coisas que eles nunca tinham vivido. Então foi essa a finalidade, que através dessas experiências eles pudessem ter sensações e refletir sobre questões que talvez dentro da sala de aula eles não conseguissem".

Ismael Ferreira, que é o atual presidente da Ampla, frisa que a Missão Canguçu promoveu a integração entre vários conhecimentos: “Enquanto gestor da Ampla, participar como um dos organizadores, é motivo de muito orgulho, fazer parte da primeira missão do Curso de Administração no Canguçu. E a experiência de passar esse dia  imerso no Canguçu foi incrível e esse método de imersão, de trabalhar ao ar livre, conectado com a natureza, com o campo, foi uma das maneiras mais eficientes no que diz respeito ao ensino. Ao longo desses três dias, nas atividades, nas dinâmicas, a gente teve a oportunidade de desenvolver aspectos de liderança, trabalho em equipe, relacionamento interpessoal, diversidade, inclusão e também entender um pouco essa tendência do mercado de adotar de forma integrada,  práticas ambientais, sociais e de governança, a chamada ESG”.

Para Natália  Azevedo de Sousa, estudante do terceiro período de Administração e que também participou da missão, as atividades foram muito importantes principalmente para o desenvolvimento do trabalho em equipe, muito importante no contexto da profissão de administrador: “Bom, o primeiro ponto que eu destaco é o trabalho em equipe. Como nós fizemos a trilha, foi bem importante ter uma conexão com a outra pessoa, então foi importante o trabalho em equipe para que ambos não caiam e consigam fazer o percurso completo, tanto na subida, quanto na descida. As atividades também nos fizeram entender um pouco mais de como a gente pode utilizar os recursos que a gente já tem, para o desenvolvimento de um trabalho sustentável”.