Página inicial > Últimas Notícias > II Semana Acadêmica Integrada do Campus de Gurupi finaliza hoje (25), com Festival do Pequi
comunidade interna e externa

Por Gihane Scaravonatti | Publicado: Sexta, 25 de Novembro de 2022, 15h07 | Última atualização em Sexta, 25 de Novembro de 2022, 15h41

A II Semana Acadêmica Integrada do Campus de Gurupi segue com agenda até o final desta sexta-feira (25). O encerramento das atividades ocorre hoje à noite, dentro da programação artística e cultural do II Festival do Pequi, a partir das 18h, no Campus. A Semana reuniu todos os cursos de graduação e pós-graduação do Campus de Gurupi, e conta com diversas palestras, mesas-redondas, minicursos e oficinas, ministrados por professores e estudantes da UFT e pesquisadores externos.

Fernando Machado Haesbaert_Foto Gihane Scaravonatti.jpeg“Nossos alunos estão tendo a oportunidade de interagir e debater com professores, palestrantes e pesquisadores, vindos, inclusive, de várias instituições parceiras”, explica o coordenador acadêmico do Campus de Gurupi, o professor Fernando Machado Haesbaert.

O Campus oferta quatro cursos de graduação – Agronomia, Engenharia Florestal, Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia e Química Ambiental – e dois de pós-graduação: Produção Vegetal e Ciências Florestais e Ambientais.

“Além da integração entre os alunos de graduação e pós-graduação, conseguimos trazer, dentro da programação,  estudantes do Ensino Médio, que estiveram no Campus para o I Congresso de Alunos do Ensino Médio na UFT e que serão os nossos futuros alunos!”, destaca o coordenador. “Para o encerramento da Semana, teremos o Festival do Pequi, onde ocorre uma atividade bastante aguardada, lúdica e divertida, que é o campeonato de roedor de pequi”, conta.

Universidade pública e ciência a serviço do futuro da humanidade

Samira Afonso Castro_Foto Gihane Scaravonatti.jpegSamira Afonso Castro cursa Agronomia no Campus de Gurupi e destacou a importância da atividade para a formação acadêmica dos alunos: “nós, estudantes, gostamos muito deste tipo de evento! É a hora de conhecermos informações e pessoas novas em nossas áreas. As salas das palestras estão lotadas!”, afirma a estudante, que participou da organização do evento.

Horllys Gomes Barreto_Foto Gihane Scaravonatti.jpeg“A II Semana Acadêmica Integrada proporcionou uma integração acadêmica profícua, de muita relevância. Os idealizadores estão de parabéns, pois realizaram um evento que agrega muito conhecimento!”, destaca o professor e pesquisador Horllys Gomes Barreto, do colegiado de Medicina do Campus de Palmas. Na ocasião, ele ministrou a palestra “Pesca de genes: a técnica da biotecnologia que revolucionou a agricultura”.

Card palestra prof Horllys Barreto.jpeg“’Pescar genes’ é, certamente, uma tarefa muito importante para o futuro da humanidade. Permitiu, na agricultura, uma grande revolução”, afirma o professor Horllys. “Podemos citar vários genes que foram ‘pescados’ e inseridos em espécies de plantas, por meio de técnicas de edição do DNA, permitindo o desenvolvimento de transgênicos, que são indispensáveis, pois aumentam a produção agrícola, melhoram a qualidade dos alimentos, otimizam o uso de insumos e permitem uma melhor adaptação aos desafios do campo”, explica o pesquisador.