Página inicial > Últimas Notícias > Formandos do Curso de Teatro da UFT estreiam espetáculo de formatura no dia 01 de dezembro
Espetáculo de Formatura

Por Joice Danielle Nascimento | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Sexta, 25 de Novembro de 2022, 15h49 | Última atualização em Sexta, 25 de Novembro de 2022, 16h05

No próximo dia 01 de dezembro, o Curso de Licenciatura em Teatro da UFT estreará a peça “A maldição do Vale do Negro”. O melodrama, que terá uma breve temporada de três apresentações, marca a formatura de mais uma turma do curso de Teatro da UFT. As apresentações serão realizadas no Câmpus da UFT em Palmas, no Bloco B, sala 5, nos dias 01 e 02 de dezembro, às 20h; e no dia, 03 às 18h.  O espetáculo é organizado pelos formandos do semestre de  2022/2, sob direção da professora e atriz Renata Ferreira. A classificação da peça é livre e a entrada é gratuita. A entrega de ingressos ocorre no local, 30 minutos antes da apresentação.

A professora Renata Ferreira destaca a importância da realização de um trabalho como esse para a formação dos alunos e para suas futuras vivências profissionais: “O trabalho de finalização é super importante para a formação dos nossos estudantes porque não é só sobre aprender a fazer uma peça e uma finalização, mas é sobre aprender a viver junto, a trabalhar em pouco tempo e conseguir fazer um fechamento, dar um resultado. É aprender sobre costumes, aprender sobre os nossos limites, sobre as nossas dificuldades, superá-las, ajudar uns aos outros nos processos, conhecer as dificuldades dos colegas e também as forças”.

Renata Ferreira também reforça a relevância do Curso de  Teatro e convida toda comunidade acadêmica para participar do espetáculo: “O Teatro é tão importante e incrível porque ele força o convívio, ele força o trabalho coletivo, coisas que são, às vezes, difíceis numa sociedade tão individualista como a nossa. Então, quando um grupo se propõe a fazer um trabalho bonito e oferecer uma cena e um espetáculo para os outros, a gente tem que aproveitar e abraçar. Então, eu queria entusiasmar o público para assistir esse espetáculo porque ele é livre para todas as idades. É uma peça que conta, antes de mais nada, uma história de forma diferente, a partir de um melodrama e o público vai se divertir. É um espetáculo para a família, então pode trazer pessoas de qualquer idade e a gente vai estar muito feliz de contar essa história para vocês”.

Mais informações sobre o espetáculo, acessar a página do Instagram do próprio espetáculo: @a_maldição_do_vale_negro ou a página da professora Renata: @renataferreiraatriz.

Sobre o espetáculo

A história do espetáculo gira em torno de Rosalinda, uma órfã criada num castelo, sob a proteção e controle do tio, o Conde Maurício de Belmont, e da governanta Agatha que, juntos, escondem um terrível segredo sobre as origens da jovem. No decorrer da trama, Rosalinda é seduzida pelo Marquês D’Allençon, credor de uma hipoteca do conde que, ao descobrir o relacionamento dos dois, expulsa a jovem do castelo, lançando sobre ela as mais terríveis maldições. E é num acampamento de ciganos que Rosalinda é acolhida e descobre seu passado e todos os segredos que envolvem a Maldição do Vale Negro.

A trama é ambientada no contexto tocantinense, fazendo alusão ao período escravocrata dos garimpos de ouro da região de Chapada da Natividade e Paranã. Além de experiênciar um gênero teatral  e um estilo de interpretação, a montagem busca proporcionar aos estudantes de Teatro e ao público em geral, uma pesquisa em torno de de grandes sentimentos da humanidade, ressaltando aspectos específicos da natureza humana como o rancor, a vergonha e a vingança.

Na experiência, a pesquisa perpassa por quadros mímicos, que giram em torno do gestual e de uma imagética melodramática, sob a orientação da professora Renata Ferreira. A ambientação histórica do espetáculo foi produzida sob a  consultoria da professora Noeci Carvalho Messias. A criação sonora e musical foi desenvolvida  pelo professor Heitor Martins Oliveira. O trabalho de supervisão do figurino foi coordenado pelo professor Ricardo Malveira.

Ficha técnica

Montagem de espetáculo de formatura do Curso de Licenciatura em Teatro - UFT   2022.

Texto: Caio Fernando Abreu E Luiz Arthur Nunes

Direção: Renata Ferreira

Elenco: Maria Antônia Dantas, Regis Junior, Ana Lúcia Prado, Rafaela Luz, Luiz Alexandre, Genival Rocha, Atemisa Rodrigues

Música e Sonoplastia: Oficina de Criatividade Sonora

Composição musical e sonora: Heitor Martins Oliveira

Sonoplastia: Ainoã Lima, Ana Kamila da Silva, Daniell Nunes, Eridan Feitosa de Sousa, Hortência Rodrigues Casemiro, Luisa de Souza Batista, Luiz Carlos Sales dos Santos, Maria dos Reis Oliveira Soares, Maria Julia Felicio dos Santos Sales, Mayra Pereira Cavalcante, Meire Jane Barcelo da Silva, Mirian Rodrigues, Raiane Costa Oliveira, Tauane de Oliveira Cruz, Vinicius de Oliveira Silva

Vozes: Andrey Tamarozzi, Arthur Paião, Hudson Ralf, Jairo Faria, Jennifer Lopes, Whisllay Jr.

Operação de som: Bianca Nascimento

Iluminação:  Hanna Sodré Gasca

Narração: Gustavo Henrique

Supervisão de figurinos: Ricardo Malveira