Página inicial > Últimas Notícias > Coletivo 50 Graus lança exposição fotográfica nesta sexta-feira (23)
De tudo o que fica

Coletivo 50 Graus lança exposição fotográfica nesta sexta-feira (23)

Por Amanda Leite | Edição: Glenda Barros | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Sexta, 25 de Novembro de 2022, 15h39 | Última atualização em Sexta, 25 de Novembro de 2022, 15h39

Nesta sexta-feira, 25 de novembro, ocorrerá o pré-lançamento da exposição fotográfica ''De tudo que fica'', no prédio da Reitoria, às 18h, durante o Festival de Talentos da UFT. A exposição parte de uma série de estudos, pesquisas e exercícios fotográficos realizados por dez fotógrafos do Coletivo 50 Graus, espalhados de Norte a Sul do Brasil, entre os meses de agosto e novembro de 2022.

“De tudo o que fica” mostra que cada instante é instante e importa o olhar atento ao que se passa ao nosso redor (uma cena, um objeto, uma dança, uma ação, pessoas em movimento...). Fotografamos na liberdade de contar novas histórias. Produzimos imagens-mundos. Fabulamos. Criamos cartografias errantes que colocam no mesmo lugar o encontro visual e a potência criativa. A simultaneidade dos cliques tenta estreitar as fronteiras geográficas que nos separam e, ao mesmo tempo, nos conectam.

“Diante de uma fotografia, o espectador pode fazer a sua própria viagem, afirma Abbas Kiarostami, no livro Filmografia (2004). E é nesse sentido que, as cenas interrompidas, as narrativas incompletas, in-finitas, convidam o público a preencher os vazios e as lacunas a seu modo, na percepção do sensível. Neste trânsito, cada fragmento de imagem pode ser um desvio. Fotógrafos e espectadores tornam-se “fazedores de narrativas”. O que permanece em nós? “De tudo o que fica” são rastros do acaso, do imprevisível, da não significação, do lírico, do híbrido, das sensibilidades que atravessaram percursos no território da fotografia contemporânea, são ainda desdobramentos estéticos, poéticos e em devir.

Alexia Almeida – Palmas (TO)
Amanda Leite – Palmas (TO)
Anette Bento – Palmas (TO)
Celisa Bonamigo – Jundiaí (SP)
Isabel Berois – Florianópolis (SC)
Luiz Claudio Ferreira – Palmas (TO)
Janaina Cabello – São Carlos (SP)
Marcus Elícius Garcez – São Luiz (MA)
Patrícia Cabral – Palmas (TO)
Patrícia de Aquino – Palmas (TO)
Rafael Oliveira – Gurupi (TO)
Ronalda Pinto – Palmas (TO)

Curadoria

As obras foram selecionadas por Amanda Leite, artista visual, fotógrafa, pesquisadora, professora da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e coordenadora do Coletivo 50 Graus: pesquisa e prática fotográfica; e Anette Bento Oliveira, jornalista, fotógrafa, pesquisadora, professora na Universidade de Gurupi (Unirg) e vice-coordenadora do Coletivo 50 graus: pesquisa e prática fotográfica.

Confira a exposição também no YouTube: