Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > UFT participa de Encontro do Conselho de Gestores de Relações Internacionais das Instituições Federais de Ensino Superior
Início do conteúdo da página
marcando presença

UFT participa de Encontro do Conselho de Gestores de Relações Internacionais das Instituições Federais de Ensino Superior

Por Virgínia Magrin | Publicado: Sexta, 25 de Novembro de 2022, 13h03 | Última atualização em Sexta, 25 de Novembro de 2022, 15h40

Depois de um longo período sem encontros presenciais, o Conselho de Gestores de Relações Internacionais das Instituições Federais de Ensino Superior (CGRIFES) esteve reunido para discutir e fortalecer as ações de internacionalização das IFES, com propostas, reuniões temáticas e convidados de instituições parceiras. A UFT esteve presente em todo evento representada pela Coordenadora de Internacionalização, Adila Maria.

Essas reuniões, como explicou Adila, ocorrem presencialmente duas vezes ao ano. A deste semestre foi realizada em Brasília, entre os dias 21 a 23 de novembro, no plenário da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e em comemoração também aos 10 anos do Programa Idiomas sem fronteiras (ISF). A programação incluiu visitas do MRE, MEC - CGAI, Capes e outros (programação em anexo).

Adila contou ainda, que as comissões Temáticas do CGRIFES também fizeram a apresentação das pesquisas e resultados para melhor implementação de ações de internacionalização, além de uma carta final de medidas, a partir das necessidades encontradas pelos gestores da internacionalização das IFES, com o propósito de buscar apoio junto ao MEC, bem como com o pedido deste documento ser também considerado pela equipe da transição.

Dentre os pedidos, destacam-se: Política de estado para a internacionalização da Educação superior; Orçamento para a internacionalização; possibilidade de utilização, com apoio financeiro, de capacitação de docentes e técnicos para cursos de línguas ou de instrução no exterior; criação de programas que estimulem a participação em todos os níveis; fomento e ampliação de bolsas, via Capes e outras agências, dentre outras ações e medidas que contribuem com as métricas de internacionalização.

“A reunião contribui muito para a implementação de ações de internacionalização no âmbito de todas as IFES, além de fortalecer os laços e a troca de experiências”, garante Adila.
A próxima reunião do CGRIFES, que será realizada em Belo Horizonte, já tem data marcada, será no dia 14 de abril de 2023, data que antecede a Conferência da FAubai. A intenção é otimizar recursos, participando na mesma ocasião dos dois eventos.

registrado em:
marcador(es): Home,Relinter
Fim do conteúdo da página