Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Dia do Engenheiro Eletricista é comemorado nesta quarta-feira (23)
Início do conteúdo da página
23 de novembro

Dia do Engenheiro Eletricista é comemorado nesta quarta-feira (23)

Por Glenda Barros | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Quarta, 23 de Novembro de 2022, 15h31 | Última atualização em Terça, 29 de Novembro de 2022, 14h22

Dia do Engenheiro Eletricista (Arte: Job/UFT)

Hoje, 23 de novembro, é o Dia do Engenheiro Eletricista. A data, comemorada desde 2009, foi escolhida em homenagem à inauguração do Instituto Eletrotécnico e Mecânico de Itajubá, em 1913. A instituição, que em 2022 se tornaria a Universidade Federal de Itajubá (Unifei), foi de muita importância para a formação dos primeiros engenheiros mecânicos-eletricistas ainda no século XX.  

O curso geralmente atrai pessoas que têm afinidades com números. Gisele Sousa, estudante do 5° período e representante do Centro Acadêmico de Engenharia Elétrica, é uma delas. ''Sempre tive muita afinidade com a área de exatas e queria explorar mais isso, sempre achei que quem estuda Elétrica termina formando-se como profissional multitarefas, com uma posição chave em diversos setores de atuação''. 

Suemilly Sousa também chegou ao curso dado ao gosto pelas Ciências Exatas. ''Um dia, meu professor de física do ensino médio, falando sobre eletricidade, perguntou para a turma o motivo de um passarinho geralmente não levar choque ao pousar em fios condutores'', conta a estudante. ''Essa pergunta me despertou um interesse e, a partir dela, fui pesquisar sobre diferença de potencial e telecomunicações. Descobri um amor pela área de Engenharia Elétrica e todos os seus benefícios para a humanidade''.  

Curso

O bacharelado em Engenharia Elétrica da UFT é dividido em dez períodos (cinco anos) e visa formar profissionais que trabalhem no desenvolvimento de novos equipamentos elétricos e eletrônicos, sistemas de comunicação e telefonia, antenas, programação e robótica, planejamento de sistemas de energia — geração, transmissão, distribuição e processamento —  e na automação, controle e projetos de instalações elétricas de processos industriais, comerciais e residenciais.

''O engenheiro eletricista exerce cargos e posições de gestão em diferentes áreas, já que habilidades administrativas, de liderança e pensamento lógico, são valorizados em perfis profissionais de destaque e estas são desenvolvidas ao longo do curso'', lembra Gisele Marinho, coordenadora do curso de Engenharia Elétrica.

Além do ensino, os estudantes do curso contam com várias entidades estudantis importantes para sua formação e aproximação com o mercado de trabalho: 

  • Centro Acadêmico (CA);
  • Liga Acadêmica de Automação por Microcontroladores (Liaam);
  • Liga Acadêmica de Energia Solar (Lies);
  • Tesla Engenharia – Serviços e Consultoria;
  • Programa de Educação Tutorial (PET) de Engenharia Elétrica.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página