Página inicial > Últimas Notícias > UFT é credenciada como unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial
EMBRAPII

Por Caroline Falcão | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Quarta, 16 de Novembro de 2022, 13h46 | Última atualização em Sexta, 07 de Julho de 2023, 10h44

A Universidade Federal do Tocantins (UFT) passou a integrar o ecossistema de inovação da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii). O anúncio foi realizado no dia 15 de novembro, durante a Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (COP27), no Egito. Veja o vídeo sobre o anúncio feito pela Embrapii. Além da UFT, a Embrapii anunciou a entrada de mais três unidades: Universidade Federal do Oeste do Pará, Universidade Federal do Pará e Instituto Senai de Inovação do Pará.

Conforme informações do professor da UFT, Ary Henrique Morais de Oliveira, a unidade será denominada BioAmazônia: Bioinsumos da Amazônia Legal e terá atuação na área de competência de Bioeconomia Florestal, para apoio e desenvolvimento de projetos de PD&I inseridos nos níveis de maturidade tecnológica (TRL) de 2 a 9 e voltados para a exploração econômica sustentável da biodiversidade amazônica, em especial, na região do Estado do Tocantins e Amazônia Legal, a partir do desenvolvimento de tecnologias digitais aplicadas às cadeias de produção nativas e para o fortalecimento social local na bioindústria, bioinsumos e bioeconomia".

A Embrapii aportará um recurso de R$ 1.200.000,00 (um milhão e duzentos mil reais) para fomentar projetos executados em parceria da Universidade Federal do Tocantins com a Indústria nas áreas de Bioindústria Alimentícia, Bioinsumos Agrícolas e Indústria 4.0.

O credenciamento foi obtido através da parceria para submissão da proposta realizada pela Pró-Reitoria de Tecnologia da Informação (Protic), Agência de Inovação da Universidade Federal do Tocantins (Inovato) e da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesq), contando com pesquisadores das áreas de Administração, Ciências Biológicas, Ciências Agrárias, Ciência da Computação e Engenharias (Alimentos, Ambiental e Elétrica).

A Embrapii é uma Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial que visa estimular o setor industrial a inovar para potencializar a força competitiva das empresas no mercado nacional e internacional.