Página inicial > Últimas Notícias > Projeto de extensão convida usuários de bicicleta a debater acesso à UFT

Projeto de extensão convida usuários de bicicleta a debater acesso à UFT

Por Bianca Zanella | Publicado: Quarta, 16 de Novembro de 2022, 13h21 | Última atualização em Quinta, 17 de Novembro de 2022, 10h00

O Grupo de Estudos em Desenvolvimento Urbano e Regional (Gedur) do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFT promove na próxima terça-feira, dia 22 de novembro, uma roda de conversa sobre a mobilidade de usuários de bicicletas no acesso ao Câmpus de Palmas. O debate será realizado no Auditório do Bloco da Reitoria, a partir das 19h, e é aberto a toda a comunidade universitária da UFT e também da Unitins, mas especialmente direcionado aos ciclistas e demais interessados nesse tema.

Convite para Roda de Conversa (Imagem: Divulgação)

O evento é parte de um projeto de extensão que pretende repensar o desenho urbano do trajeto de acesso à UFT pela perspectiva do conceito de "Ruas Completas". Esse conceito se baseia na democratização do espaço público para proporcionar segurança e conforto aos usuários de todos os modos de transporte com equidade. Por isso, o projeto dá ênfase aos modos ativos, isto é, pedestres e ciclistas, assim como aos usuários de transporte coletivo, que normalmente são públicos menos privilegiados nos sistemas de mobilidade tradicionais.

"A conversa vai focar nos ciclistas porque a gente percebe que existe um número crescente de bicicletas circulando no entorno da UFT, não somente da comunidade acadêmica. Há também um grande número de trabalhadores que moram na Região Norte, especialmente no noroeste da cidade, que diariamente passam de bicicleta pelo câmpus em direção ao Centro e à Região Sul, inclusive porque ainda não existe uma linha de ônibus que faça esse trajeto", explica a coordenadora do projeto, professora Lucimara Albieri. "Ali foi feita uma ciclovia, mas a gente ainda identifica muita precariedade, tanto que a gente vê muitos ciclistas trafegando pela rua. Por isso estamos propondo essa discussão para entender o cotidiano dessas pessoas e tentar contribuir com propostas de melhorias", acrescenta.

Antes da conversa com a comunidade universitária, a equipe de projeto vai realizar no sábado, dia 19, às 17h, uma conversa com usuários de bicicleta moradores das Arnos (Áreas Residenciais Noroeste de Palmas), na Escola Estadual Vila União, localizada na Arno 33. A intenção, segundo a docente, é que a equipe do projeto reúna informações nesses encontros para elaborar um relatório a ser apresentado à Reitoria da UFT e à Prefeitura da capital. "Nesse primeiro momento queremos ver como será a participação das pessoas e qual será a repercussão dessa iniciativa. A partir daí poderemos pensar em formas de buscar essas articulações e contribuir com o debate público, especialmente nesse momento em que o município está elaborando o seu plano de mobilidade urbana". Para Lucimara, está claro que a questão da mobilidade no entorno da UFT não é só de acesso, mas de travessia. "Ela extrapola a própria universidade, envolve também a Unitins que tem seu câmpus ao lado e pessoas que não trafegam propriamente para os câmpus, mas fazem esse percurso em uma via da cidade que é pública e que teve seu projeto de duplicação feito pelo Estado. Então, qualquer projeto de intervenção precisa partir de um diálogo que envolva todos esses grupos e esferas", defende a professora.

Além de comparecer à reunião presencial, os interessados também podem participar das discussões e contribuir com as atividades do projeto por meio de um questionário online acessível no link ou por meio do QR code exibido nesta página. Os participantes da roda de conversa presencial na UFT receberão certificado de com carga horária de duas horas. Mais informações podem ser obtidas com a coordenadora do projeto, professora Lucimara Albieri, pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Serviço:

O que: Rodas de Conversa sobre mobilidade de usuários de bicicletas no acesso ao Câmpus de Palmas da UFT

Quando e onde:

• Sábado, 19/11/2022, às 17h, na Escola Estadual Vila União
  • Terça-feira, 22/11/2022, às 19h, no Auditório da Reitoria da UFT

Realização: Grupo de Estudos em Desenvolvimento Urbano e Regional (Gedur) do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFT. Projeto de extensão "Ruas Completas e mobilidade ativa: uma nova perspectiva para o acesso à UFT"

Equipe responsável: Profa. Dra. Lucimara Albieri (coordenadora), Érica Tavares, Giovanna Teles, Renato Rodrigues e Isis Ferreira.

Acesse por meio desse QR code o questionário para usuários de bicicletasAcesse por meio desse QR code o questionário para usuários de bicicletas