Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Equipe da Proap/UFT visita o Sebrae/Tocantins para conhecer o sistema de avaliação de cenário da entidade
Início do conteúdo da página
Troca de conhecimentos

Equipe da Proap/UFT visita o Sebrae/Tocantins para conhecer o sistema de avaliação de cenário da entidade

Por Joice Danielle Nascimento | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Quinta, 03 de Novembro de 2022, 11h35 | Última atualização em Quarta, 16 de Novembro de 2022, 11h01

Na manhã da última terça-feira, 01 de novembro, a equipa da Pró-Reitoria de Avaliação e Planejamento da Universidade Federal do Tocantins (Proap) realizou uma visita às instalações da Unidade de Gestão Estratégica (UGE) do Sebrae Tocantins, para conhecer a “Sala de Situação” da entidade, local onde se localiza os painéis de acompanhamento dos indicadores e metas do Sebrae. A visita teve como um dos principais objetivos, o compartilhamento de conhecimentos na área de gerenciamento de dados. 

Da UFT, participaram da visita a diretora de Planejamento e Avaliação, Karina Mosel Paixão Balestra; o coordenador de Análise e Monitoramento de Dados, Kaike Carneiro e o diretor de Orçamento, Deylon Gomes de Morais. Do Sebrae, participaram do encontro o coordenador de Inteligência Institucional,  Wesley Cardoso; o assistente e operador da Sala de Situação Lucas Aguiar; o gerente da UGE, Voldi Alves; a coordenadora de Planejamento e Projetos, Luciana Aguiar; a coordenadora de Processos e Qualidade Flávia Cappellesso e a coordenadora de Inovação e Transformação Digital, Cláudia Sakai.  

Na ocasião, a equipe de  profissionais do Sebrae/TO apresentaram as instalações da  Sala de Situação à equipe da UFT e exibiram um histórico da implementação dos painéis de indicadores, mapeamento de processo e organização gerencial que foram inseridos em ferramentas de Business Intelligence. A equipe do Sebrae também falou sobre o amadurecimento da cultura da entidade no tratamento  e gerenciamento de dados, otimização e agilidade na produção de informações. Ambas as equipes também se colocaram à disposição para o compartilhamento de experiências nas áreas de Planejamento e Avaliação e Tecnologia da Informação (TI). 

Kaike Carneiro explica que a vista foi importante para a continuidade do processo de  monitoramento de dados que está sendo desenvolvido na UFT: “O propósito da nossa visita foi justamente conhecer o trabalho  que o Sebrae faz com a questão do cruzamento de dados, geração de informações e criação de dashboards, painéis e planilhas que a gestão pode utilizar para informação, que é um trabalho parecido  com o que nós estamos tentando trazer para a Universidade. Nós já começamos esse trabalho na UFT e já temos alguns painéis, mas o Sebrae já está um passo à frente. E a gente foi exatamente se reunir para entender o que eles estão fazendo e o que foi realizado nesse processo ”.  

Kaike destaca que a UFT também se colocou à disposição do Sebrae para o trabalho conjunto na área de inteligência de dados e na produção de conhecimentos que atendam a sociedade. Ele ressalta ainda que o encontro foi bastante promissor pois estabeleceu bases para uma parceria futura entre a UFT e o Sebrae e agradece o empenho do reitor, Luís Eduardo Bovolato, nesse processo de troca de conhecimentos: “ Foi um encontro muito proveitoso! A gente começou a firmar uma parceria nessa questão de análise de dados  e muitos frutos virão pela frente! E tudo isso foi promovido pelo professor Bovolato, que é um dos conselheiros do Sebrae e que juntamente com nosso pró-reitor Eduardo Andrea Lemus organizou esse encontro”.   

Já o coordenador de Inteligência Institucional do Sebrae, Wesley Cardoso, reforçou a intenção de parceria com a UFT no processo de implementação da inteligência de dados e destacou a satisfação em contribuir com a Universidade: "Nós ficamos muito felizes em poder apoiar a Universidade Federal do Tocantins e estruturação  da inteligência de dados, pois a gente sabe que a tomada de decisão por dados é mais assertiva  e eficiente, além de trazer melhores resultados para a gestão.  É muito gratificante ver o Sebrae ser referência com o trabalho de inteligência de dados que vem desenvolvendo e poder ajudar nossos parceiros".  

registrado em:
marcador(es): Palmas,Proap,Home
Fim do conteúdo da página