Página inicial > Últimas Notícias > Alunos da UFT venceram o circuito Startup Tech 2022 na região do Matopiba

Alunos da UFT venceram o circuito Startup Tech 2022 na região do Matopiba

Por Ascom Gurupi | Edição: Joice Danielle Nascimento \ Revisão: Paulo Aires | Publicado: Quarta, 26 de Outubro de 2022, 15h21 | Última atualização em Quarta, 26 de Outubro de 2022, 15h21

Alunos da Universidade Federal do Tocantins (UFT), do Câmpus de Gurupi, estão entre os vencedores do prêmio Startup Tech 2022, uma iniciativa que reconhece boas ideias com destaque para empreendimentos de base tecnológica, com foco na região do Matopiba, que compreende os estados Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. Na  classificação, os alunos da UFT ficaram em primeiro, segundo e o terceiro lugar - e receberam a Menção Honrosa do circuito, realizado nos dias 21, 22 e 23 de outubro. O evento tinha como tema principal a  proposição de soluções de base tecnológica para a cadeia da alimentação, promovendo uma alimentação segura, acessível e sustentável.

Segundo o professor Aurélio Vaz de Melo, da disciplina de Empreendedorismo, os projetos vencedores demonstram o potencial dos alunos da UFT para o enfrentamento de problemas contemporâneos. "Vale a pena comemorar! O resultado do Startup Tech, é apenas um dos exemplos que temos da capacidade de nossos alunos, tanto na área de empreendedorismo quanto em outras áreas", comemora o professor.

Conheça os projetos vencedores

1º Lugar: Fertilizante e farinha nutritiva de bananas

Cada um dos alunos do primeiro lugar receberam R$ 350,00 (trezentos e cinquenta reais), que foi alcançado pelo grupo "Musa Tech", com projeto de "produção de fertilizante e farinha nutritiva, da banana em estágio avançado de amadurecimento", apresentado pelos alunos Débora Vaz, Henrique Zamignan, Lorena Gualberto, Vanessa Santos, do curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia; junto com Ronábia Thatielly da Silva, do curso de Agronomia, da UFT. "Nossa proposta é evitar o desperdício de bananas maduras, ao reaproveitar os produtos para a produção de biofertilizantes, assim como, de uma farinha de banana para usar na suplementação alimentar infantil", disse Vanessa.

2º Lugar: + Fibras

3º Lugar: Aluguel de abelhas

Ana Maria Cezario, do curso de Química Ambiental, da UFT, junto com os alunos Ian Dill e Sávio Bispo, ambos do curso de Engenharia Agronômica, do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) ; levaram R$ 100,00 (cem reais), cada, pela classificação no terceiro lugar, com o projeto "Agri bee: aluguel de abelhas para polinização assistida". Ana Maria esclarece que a solução apresentada pelo grupo envolve o combate à mortalidade das abelhas, causada pela baixa polinização, e a solução está no aluguel das colmeias na época da florada da  plantação.

Menção Honrosa

A edição contou ainda com a Menção Honrosa, dada à dupla Millena Baltazar de Oliveira, aluna do curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, da UFT e Ávila Stéfany Mota de Oliveira, do curso de Agronomia do IFMA, com a proposta que auxilia em desafios da produção de mandioca e o acesso dos pequenos agricultores de aderirem às novas tecnologias de produção.

Saiba mais sobre os projetos e as participações em: https://wylinka.org.br/cases/startuptech-leva-empreendedorismo-ao-publico-academico-em-3-estados-brasileiros/