Página inicial > Últimas Notícias > Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão teve início nesta segunda-feira (17)
IX Siepe

Por Gihane Scaravonatti | Publicado: Segunda, 17 de Outubro de 2022, 18h52 | Última atualização em Segunda, 17 de Outubro de 2022, 20h05

Teve abertura, nesta segunda-feira (17), ao som da prestigiada banda da Escola de Extensão da UFT, o IX Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepe) da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Com programação simultânea nos cinco câmpus da Instituição - Arraias, Gurupi, Miracema, Palmas e Porto Nacional -, o evento segue até o dia 21 de outubro. Ao longo da semana, comunidade acadêmica e público externo poderão assistir a palestras diversas e acompanhar o andamento de projetos desenvolvidos por professores, pesquisadores e estudantes da Instituição.

"Este Seminário - que já é uma tradição na UFT - integra todos os programas existentes na Universidade. Queremos que nossos estudantes possam vivenciar esta experiência acadêmica, de participarem de um evento que reúne palestras, apresentação de painéis, comunicações, nos mais variados temas. O Siepe evidencia a articulação e a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão", destaca o pró-reitor de Graduação, Eduardo Cezari.

Clique aqui e veja a programação completa do IX Siepe, em cada um dos câmpus da UFT!

Siepe reafirma compromisso social da Universidade

O Siepe é o momento de a UFT "prestar contas à sociedade", mostrar o trabalho que desenvolve, durante o ano, no âmbito do ensino, pesquisa e extensão. "Trata-se de um evento muito importante para nós, onde a Universidade apresenta, à comunidade interna e externa, todo o trabalho que realiza e reafirma o seu compromisso com a sociedade", destaca a pró-reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários, Maria Santana Milhomem.

O evento, consolidado na UFT, vem atraindo cada vez mais o público. "Nesta edição, já iniciamos com uma participação incrível da comunidade, tivemos o auditório lotado, fico muito feliz!", frisa o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Raphael Sanzio Pimenta. "O Siepe é onde vemos a perfeita integração entre ensino, pesquisa e extensão -  que é o que buscamos na Universidade - e mostramos, para a sociedade, a razão de ser desta Instituição", comenta Raphael.

No evento, alunos apresentam seus desempenhos acadêmicos e ampliam rede de contatos

Os alunos Suellen Vieira, Jerod Carvalho e Regina Perônico integram o projeto "Estratégias Digitais para Inovação Didático-Pedagógica nas Monitorias Acadêmicas do Ciclo Básico do Curso de Engenharia Elétrica da UFT". Acompanhados das orientadoras - as professoras Stefani Freitas e Marilene Mantovani, do curso de Engenharia Elétrica, -, os estudantes estão apresentando seu trabalho por meio de banner, no hall da Reitoria, campus de Palmas.

O projeto trata da iniciativa da criação de uma página no Instagram - A Matemática na Elétrica - que promove uma maior interação entre os monitores da disciplinas de Cálculo e alunos do Curso interessados nesses conteúdos. Na página, são disponibilizados mapas mentais e explicações para as principais dúvidas nessas disciplinas, além de postagens mais descontraídas, usando memes, e realização de lives

"Este projeto está em seu segundo ano", explica a professora Stefani. "O propusemos com o objetivo de sanar uma necessidade antiga que tínhamos na Engenharia Elétrica da UFT, de ampliarmos a comunicação dos alunos do ciclo básico do Curso com os conteúdos das disciplinas do ciclo específico. Para isso, os alunos que já trabalhavam com monitores passaram a disseminar os conteúdos também nos meios digitais”, esclarece a orientadora.

O estudante Jerod foi monitor durante o Ensino Médio e, agora, repete a experiência no Ensino Superior. "No curso de Engenharia Elétrica da UFT, comecei sendo monitor de Cálculo I e, no momento, estou com Cálculo II. Nossa página no Instagram, A Matemática na Elétrica, cobre cinco matérias do Curso: Cálculo I, II, III, Álgebra e Geometria Analítica", explica ele.

"É muito bom termos esta oportunidade do Siepe para apresentarmos o nosso projeto", diz a estudante Suellen Vieira. "Nas postagens de nossa página, temos tido interação não somente de alunos da Elétrica, mas, também, de outros cursos da UFT e mesmo de outras universidades. Estamos atingindo ótimos resultados!", afirma Suellen.

A aluna Regina Perônico vê, na participação no Siepe, a possibilidade não só de apresentar seu desempenho acadêmico, de monitoria e de pesquisa, mas, ainda, uma oportunidade de aprimorar habilidades de comunicação e ampliar sua rede de contatos. "Vir aqui, entrar em contato com as pessoas, aprender a melhor me comunicar com elas, a explicar sobre o meu trabalho, é uma experiência que posso usar em vários aspectos da minha vida, seja como futura professora, empreendedora ou outra atuação na profissão", ressalta a estudante

Confira alguns registros do primeiro dia do IX Siepe:

.