Página inicial > Últimas Notícias > Lançado edital para o processo seletivo do Mestrado em Gestão de Políticas Públicas
até 31 de janeiro

Por Joice Danielle Nascimento | Revisão: Paulo Aires | Edição: Gihane Scaravonatti | Publicado: Quinta, 13 de Outubro de 2022, 17h27 | Última atualização em Quinta, 12 de Janeiro de 2023, 16h26

A Universidade Federal do Tocantins (UFT), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesq) e do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Políticas Públicas (Gespol), tornou público na última terça-feira, 11 de outubro, o edital de abertura do processo seletivo para o ingresso no curso de Mestrado Profissional em Gestão de Políticas Públicas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no período de 01 de novembro de 2022 a 31 de janeiro de 2023, pelo e-mail:Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Sobre o curso

O objetivo do curso é preparar e formar pesquisadores e profissionais para a atuação em setores de atividades relativas à temática de Gestão de Políticas Públicas. O curso terá duração de 18 a 24 meses, com aulas presenciais e híbridas. Serão oferecidas 15 vagas, para ingresso no primeiro semestre de 2023, distribuídas da seguinte forma:

• Para o Governo do Estado do Tocantins: 10  vagas para servidores públicos estaduais do poder executivo;
  • Para a Universidade Estadual do Tocantins: 1 vaga para professores universitários e técnicos administrativos com matrícula e vínculo ativo como efetivo contratado na Unitins
  • Para Defensoria Pública: 2 vagas, para membros e /ou servidores efetivos;
  • Para a UFT: 1 vaga para servidores técnicos administrativos efetivos na UFT;
  • Para ampla concorrência: 1 vaga.
Linhas de pesquisa

As linhas de pesquisa oferecidas pelo Mestrado são três: Dinâmicas Institucionais e Avaliação de Políticas Públicas, que se concentra em questões sobre as políticas públicas e seu ciclo de elaboração, implementação e avaliação; Educação, Ciência e Tecnologia e Desenvolvimento Territorial, que tem como objetivo promover o estudo das políticas públicas e ações das instituições educacionais e de ciência e tecnologia sobre as múltiplas escalas de desenvolvimento territorial. A terceira linha é Política Pública, Promoção de Direitos e Dinâmicas Territoriais, que visa a análise crítica da produção, implementação e avaliação de políticas públicas.

O professor Airton Cardoso Cançado, coordenador do mestrado, destaca as vantagens oferecidas pelo curso: "O diferencial do nosso curso, e a gente teve um cuidado ao pensar isso,  é a Residência em Políticas Públicas. É o momento em que o mestrando tem a oportunidade de participar e relatar essa participação com um produto técnico/tecnológico em uma política pública. O nosso curso também é um dos poucos da região centro-norte que aborda diretamente a questão da gestão pública a nível de mestrado profissional. Então a ideia é que, as pessoas que estejam ou venham estar na gestão pública tenham uma experiência um pouco mais densa, do que é uma especialização por exemplo".

O edital na íntegra, contendo o formulário de inscrição, o cronograma e demais  informações  sobre o processo de seleção  pode ser acessado aqui. Dúvidas e mais informações sobre o certame podem ser encaminhadas para o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

marcador(es): Editais,Home,Gespol