Página inicial > Últimas Notícias > UFT e Prefeitura de Mateiros assinam Acordo de Cooperação
neruds

UFT e Prefeitura de Mateiros assinam Acordo de Cooperação

Por Virgínia Magrin | Publicado: Quinta, 06 de Outubro de 2022, 11h38 | Última atualização em Terça, 25 de Outubro de 2022, 10h49

A Universidade Federal do Tocantins (UFT) e a Prefeitura Municipal de Mateiros assinaram na manhã desta quinta-feira (06), um Acordo de Cooperação que entre si. A intenção é apoiar a qualificação técnica dos estudantes e recém-egressos, por meio de treinamento prático e supervisionado em áreas da administração e economia rural nas unidades produtivas da agricultura familiar localizadas no município de Mateiros, Estado do Tocantins.

O acordo que tem vigência de dois anos e nasceu da dificuldade de acesso e permanência na região para realização de pesquisas desenvolvidas pelo Núcleo de Estudos Rurais, Desigualdades e Sistemas Socioecológicos (Neruds) da UFT, coordenado pelo professor Cleiton Milagres, do curso de Administração e de projetos como o Programa AgroResidência, uma iniciativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, coordenado pelo núcleo em questão.

Milagres destaca que a assinatura deste acordo representa uma aproximação da universidade com o poder público local e uma forma de devolutiva das extensões universitárias dos projetos realizados na região do Jalapão: “Vejo que é a consolidação de um processo que veio desde 2016, com a equipe do Neruds pesquisando no local e agora transformado isso em ações práticas, não só em pesquisa, mas ajudando a comunidade local”.

A assinatura contou com a presença do prefeito de Mateiros, Pr. João Martins Neto, do Reitor da UFT, Luiz Eduardo Bovolato, do coordenador do Neruds e do Programa AgroResidência no Tocantins, Cleiton Milagres, da Agroresidente, Hagnys Rodrigues e das professoras Gisele Paiva e Juliana Aguiar. A assinatura contou com a presença do prefeito de Mateiros, Pr. João Martins Neto, do Reitor da UFT, Luiz Eduardo Bovolato, do coordenador do Neruds e do Programa AgroResidência no Tocantins, Cleiton Milagres, da Agroresidente, Hagnys Rodrigues e das professoras Gisele Paiva e Juliana Aguiar.

Ele conta ainda, que as idas ao Jalapão é um complicador, assim como a permanência  no local, pois há um custo relativamente alto, com a parceria o projeto terá uma casa de apoio, onde os agroresidentes vão poder ficar hospedados para atender a comunidade. Muitas vezes o trabalho era feito de forma remota, agora ele será feito de forma prática, presencial, junto à comunidade. “Essa casa que a gente vai ter em parceria com a prefeitura, é uma forma de proximidade entre universidade, comunidade e poder público local”, finaliza Milagres.

Luiz Eduardo Bovolato, reitor da UFT, enfatiza que a assinatura é algo formal, mas de uma relevância grande: “A implantação de uma unidade de apoio naquela localidade, vai permitir a instalação de uma base física que irá permitir o apoio a pesquisadores para muitas atividades desenvolvidas não só em Materios, como em toda a região do Jalapão. Isso é importante, porque a gente consegue uma ação mais efetiva não só no ponto de vista acadêmico, mas principalmente dando retorno às comunidades locais, às comunidades tradicionais, do ponto de vista de orientação técnica, conhecimento, transferência de tecnologia, organização social, onde a universidade pode e deve contribuir pra que haja uma mudança, uma transformação da realidade local”.

O prefeito de Mateiro, Pr. João Martins Neto também comemorou a parceria. “Pra nós essa parceria é maravilhosa, nosso acesso é precário a capital e grandes cidades e quando se trata dessa parceria com os agricultores, os pequenos, a agricultura familiar, o munícipio é o quarto maior do estado e temos essa dificuldade terrível lá, pra dar o apoio como as pessoas merecem em todas as aéreas e essa parceria veio para dar uma alavancada, uma melhoria grande para a nossa população”.

Saiba mais

O NERUDS envolve docentes pertencentes aos cursos de Administração e Economia da UFT e de Tecnologia em Gestão de Cooperativas da UFNT e conta com parcerias envolvendo docentes e/ou pesquisadores das áreas de agrárias, ciências sociais aplicadas e ambientais oriundos de outras instituições nacionais ou internacionais. As áreas dos Estudos Rurais, das Desigualdades e dos Sistemas Socioecológicos congregam os conhecimentos das várias áreas para planejar, projetar, avaliar e facilitar os fluxos de todo o sistema físico, social, econômico e ambiental.

marcador(es): Reitoria,Home,Neruds