Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > UFT tem 12 programas de pós-graduação avaliados com notas entre 4 e 5 pela Capes
Início do conteúdo da página
Avaliação Capes

UFT tem 12 programas de pós-graduação avaliados com notas entre 4 e 5 pela Capes

Por Joice Danielle Nascimento | Publicado: Quarta, 21 de Setembro de 2022, 17h11 | Última atualização em Quarta, 21 de Setembro de 2022, 17h22

A Diretoria de Avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou os resultados parciais da avaliação do Sistema Nacional de Pós-Graduação, que avalia os cursos de mestrado profissional, mestrado acadêmico e doutorado brasileiros. A avaliação, realizada através da Plataforma Sucupira, tem como principal objetivo manter a qualidade dos cursos de Mestrado e Doutorado do país. As notas geradas pela verificação a Capes vão de 1 a 7.

Na UFT foram avaliados 31 programas de pós-graduação. Dentre estes, 4 PPGs alcançaram nota 5 na avaliação da Capes e 8 alcançaram nota 4.  Para o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da UFT, Raphael Sanzio Pimenta, este foi um dos melhores resultados já alcançados pela Universidade: “Na visão da Propesq, essa foi a melhor avaliação pela qual os cursos de pós-graduação Stricto Sensu da UFT já passaram.  Porque nós não tivemos nenhum curso descredenciado, nenhum curso reduziu a nota a um número inferior a 3 e a gente teve um grande número de cursos que passaram de nota 3 para 4.

O professor explica que essa avaliação abre novas possibilidades para a ampliação dos programas de pós-graduação da UFT: “Isso nos dá possibilidade de abertura de novos cursos de doutorado, porque para que se tenha cursos de doutorado é preciso alcançar a nota 4 e agora nós temos mais cursos com a nota 4. Temos também cursos que eram nota 4 que avançaram para nota 5”. 

O pró-reitor destaca ainda que o resultado é fruto de um grande trabalho em conjunto e fala das expectativas para o futuro dos PPGs da UFT: “Isso é um reflexo claro do esforço de todos os professores e dos coordenadores e coordenadoras dos programas de pós-graduação. Também reflete o compromisso que a Propesq teve no apoio à pós-graduação, lançando editais inovadores e cursos que a gente promoveu de preenchimento da Plataforma Sucupira. Esses resultados vão melhorar com alguns recursos que vamos submeter à Capes para avançar mais as notas dos cursos”. 

Confira os resultados alcançados pelos PPGs da UFT

Programa de Pós-Graduação

Conceito em 2021

Agroenergia Digital

3

Ciências do Ambiente

5

Ciências da Saúde

4

Desenvolvimento Regional

5

Ciência e Tecnologia de Alimentos

4

Gestão de políticas Públicas

4

Educação (Acadêmico)

3

Modelagem Computacional e Sistemas

5

Prestação Jurisdicional em Direitos Humanos

4

Engenharia Ambiental

3

Ensino em Ciências da Saúde

3

Educação (Profissional)

3

Comunicação e Sociedade

3

Geografia

4

Biodiversidade, Ecologia e Conservação

3

Letras

4

História das Populações Amazônicas

3

Produção Vegetal

5

Biotecnologia

4

Ciências Florestais

4

Química

3

Serviço Social

3

registrado em:
marcador(es): Propesq,Home
Fim do conteúdo da página