Página inicial > Últimas Notícias > Projeto de extensão promove formação de profissionais para a Educação Bilíngue de Surdos
PROEX

Por Proex | Edição: Samuel Lima (Sucom/UFT) | Publicado: Quarta, 21 de Setembro de 2022, 15h58 | Última atualização em Quarta, 21 de Setembro de 2022, 15h58

O projeto de extensão “Implementação de uma Educação Bilíngue de Surdos no Estado do Tocantins”, contemplado no edital de seleção de Projetos de Extensão com foco em Impacto e Transformação Social, promovido pela Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proex), está promovendo capacitação dos profissionais da educação de unidades escolares sobre língua de sinais, identidades, cultura surda e educação bilíngue.

O objetivo do projeto é que surdos, minoria linguística, possam ter acesso à educação em sua língua. Segundo o coordenador do projeto, professor Bruno Gonçalves Carneiro, “Atualmente, os discentes surdos estão inseridos em escolas comuns cuja língua de instrução é a língua portuguesa na modalidade oral. Eles não estudam componentes relacionados à própria língua. Isso significa que os alunos surdos não acessam formalmente na escola, componentes curriculares relacionados à língua de sinais como primeira língua, ou seja, os alunos surdos não têm acesso à libras como constituidora da realidade e da percepção de mundo, cultura surda, escrita de sinais, literatura surda, alfabetização e letramento em língua de sinais, não tem acesso às histórias, memórias e a todo o patrimônio linguístico cultural atrelado à libras”, destacou.

Até o momento, foram formados profissionais da educação dos municípios de Miracema, Gurupi, Porto Nacional e Colinas do Tocantins, totalizando um quantitativo de 138 profissionais. Ao final do projeto o objetivo é a formação de, aproximadamente, 500 profissionais em todas as regiões do Estado do Tocantins.

O projeto de extensão abrangerá as comunidades escolares pertencentes à Rede Estadual de Educação, nos municípios de Araguaína, Araguatins, Arraias, Colinas do Tocantins, Dianópolis, Guaraí, Gurupi, Miracema do Tocantins, Palmas, Paraíso do Tocantins, Pedro Afonso, Porto Nacional e Tocantinópolis. O intuito é que em cada um desses municípios haja uma escola referência em que todos os alunos surdos possam ser matriculados. (Com informações de Eliane Aires/Proex)

marcador(es): Proex,Extensão,Home