Página inicial > Últimas Notícias > Rede de Oportunidades leva egressa da UFT à Turquia
iniciativa

Rede de Oportunidades leva egressa da UFT à Turquia

Por Virgínia Magrin | Publicado: Quinta, 22 de Setembro de 2022, 11h09 | Última atualização em Terça, 27 de Setembro de 2022, 10h22

O ano de 2022 tinha começado, Thaís Melz estava na reta final do seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), quando recebeu o e-mail com o informativo Rede de Oportunidades, enviado todos os meses pela Superintendência de Comunicação (Sucom) da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Ao observar o informativo, descobriu a oportunidade de um mestrado na Turquia.

“Restava cerca de uma semana de prazo e resolvi tentar”, lembra a então estudante de Arquitetura e Urbanismo. A primeira etapa do processo consistia em escrita da proposta de pesquisa, carta de intenções, currículo, descrição de hobbies e atividades extracurriculares, línguas e informações pessoais em geral. Thaís juntou rapidamente todas essas informações e enviou o material.

No início do mês de junho ela recebeu um e-mail comunicando que havia passado na primeira fase e com a convocação para entrevista on-line que seria realizada dentro de uma semana. “A entrevista foi pautada nos itens descritos na proposta, em atividades que estava desenvolvendo no momento e nos meus conhecimentos sobre o país ao qual seria recebida. Foi conduzida em inglês e durou aproximadamente 15 minutos. Na época estava mochilando pela Argentina e me encontrava em Córdoba”, conta ela.

No dia 11 de agosto Thaís recebeu a notícia da aprovação, dia 13 pegou o primeiro ônibus para voltar ao Brasil - foram muitos – e no dia 17 ela já estava em Palmas para resolver todos os procedimentos para a aceitação da vaga. A viagem está marcada para o dia 01 de outubro e suas expectativas estão altas para essa nova fase da sua vida.

Ela fará o mestrado na área de Urban Conservation and Renewal na Mimar Sinan Fine Arts University. O programa, que se chama Turkiye Scholaships Burslari, é uma iniciativa do governo turco que possui parceria com instituições de ensino, empresas aéreas, entre outros, oferecendo passagens de ida e volta, mensalidades gratuitas, seguro saúde, curso de turco, ajuda de custo mensal e alojamento. O programa oferece ainda, bolsa para os níveis de graduação e doutorado.

Rede de Oportunidades

A conquista de Thaís Melz e todo o sonho de estudar fora está perto de se concretizar, porque ela acompanhou e não perdeu a chance apresentada no Rede Oportunidades. O informativo é enviado todos os meses, via e-mail institucional para todos os técnicos, professores e alunos da UFT.

O produto é uma das ferramentas de comunicação da Sucom, que busca conectar a sua comunidade aos editais de qualificação, auxílios, concursos, fomento de projetos e outras possibilidades para o crescimento profissional.