Página inicial > Últimas Notícias > Livro que narra experiências durante a pandemia está disponível no site da EdUFT
extensão

Por Carol Azevedo (estagiária EdUFT) | Edição e Revisão: Samuel Lima (Sucom/UFT) | Publicado: Sexta, 16 de Setembro de 2022, 09h14 | Última atualização em Sexta, 16 de Setembro de 2022, 09h16

Os relatos de experiências registrados durante o projeto de extensão Internato Integrado em Saúde (Iris) são tema da obra “A escuta intergeracional em tempos de pandemia”, organizado pelas professoras doutoras Célia Maria Grandini Albiero, Erika da Silva Maciel, Layanna Giordana Bernardo Lima, do Câmpus de Miracema. O livro envolve a escuta intergeracional virtual sendo resultado do projeto de extensão interdisciplinar e intercurso no auge da pandemia de Covid-19.

“O projeto manteve docentes, servidores e acadêmicos interagindo com a comunidade externa da universidade, tanto com os usuários da assistência social, quanto com as equipes de multiprofissionais. Ainda destacamos a parceria junto aos Centro de Referência de Assistência Social (Cras) dos municípios de Miracema, Miranorte, Tocantínia, Lajeado e Rio dos Bois, para contribuir na efetivação dos direitos sociais e minimizar os impactos do isolamento social durante a pandemia, reforçando medidas de segurança e higienização na prevenção do contágio da doença naquele período”, explicou uma das organizadoras da publicação, professora Célia.

Para a Editora, a publicação é resultado da atuação da pesquisa, do ensino e da extensão da universidade na sociedade como um todo. “A publicação pela EdUFT é o reflexo do que estamos produzindo de ciência e pesquisa na UFT. E que mesmo durante a pandemia, reinventamos nossa dinâmica para, de alguma forma, contribuir no processo do isolamento e distanciamento social e dinâmica virtual com o povo do nosso estado e também na prevenção da doença, políticas que foram muito negligenciadas neste período”, menciona o presidente da Editora Universitário, professor Dr. Kelber Abrão.

O livro, apenas no formato e-book, está disponível no site de periódicos da EdUFT, neste link.

Sobre o projeto

O projeto de extensão Internato Integrado em Saúde (Iris) tem como objetivo envolver os estudantes das graduações em Medicina, Enfermagem, Nutrição, Serviço Social, Psicologia, Educação Física e Artes e Teatro, bem como estudantes das pós-Graduações em Serviço Social e em Ensino em Ciências e Saúde na realidade social, para junto aos profissionais da saúde, educação e assistência social nos municípios envolvidos possam realizem ações básicas de proteção à saúde, de assistência social e de educação com a comunidade.