Página inicial > Últimas Notícias > Parceria entre UFT e TCE oferece palestras sobre a temática Incentivo ao Controle Social
Parceria

Por Joice Danielle Nascimento | Publicado: Terça, 06 de Setembro de 2022, 17h56 | Última atualização em Segunda, 12 de Setembro de 2022, 16h04

O Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE) em parceria com quatro instituições de ensino superior do Estado, entre elas a UFT, está promovendo uma série de palestras sobre a temática “Incentivo ao Controle Social”. Na UFT, as palestras serão realizadas no Câmpus de Palmas, no próximo dia 15 de setembro pela manhã, no Auditório da Reitoria. As inscrições para o evento podem ser realizadas no site do TCE-TO, na página Cursos e Eventos. A organização do evento vai conceder certificados a todos os participantes.

O evento, que faz parte do programa TCE Cidadão, tem como objetivo incentivar o público estudantil a participar do processo de fiscalização da aplicação dos recursos públicos. Nesse sentido, a parceria entre a Universidade e o TCE tem como propósito não só estreitar os laços do Tribunal de Contas com a sociedade, como também despertar o interesse dos jovens para a necessidade de sua participação na administração pública.

A palestra magna, que abre o evento, será ministrada pelo ouvidor geral do TCE do Paraná, Patrick Machado. Ele tem larga experiência com a temática Controle Social e vai falar sobre a importância dos jovens participarem da administração pública. As outras duas palestras que compõem a programação, serão ministradas pelos técnicos de Controle Externo do TCE-TO, Cejane Márcia Aires e Fábio Alan de Souza Batista, que vão discorrer sobre o papel do TCE e as ferramentas que os jovens podem utilizar para a fiscalização dos recursos públicos.

Para a professora Márcia Barbosa, que é gerente do programa TCE Cidadão, a realização do evento na UFT é uma forma de levar conhecimento sobre o próprio Tribunal. “Muitas pessoas, sejam adultos, jovens, adolescentes e idosos não têm conhecimento do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins. De repente, o jovem pode até saber que se trata de um de uma instituição que fiscaliza recurso público, uma instituição de controle, mas não entende ou não tem conhecimento do papel do Tribunal”.

Márcia também destaca que o evento é importante para a criar uma cultura mais participativa da sociedade na administração pública e jovens mais conscientes de seu papel enquanto cidadãos. “O Brasil ainda não tem essa cultura de participação na administração pública. E é necessário que a população consiga e entenda a importância de ela ver algo que está sendo desenvolvido com recurso público e não está chegando ao objetivo, que ela comunique, que ela participe efetivamente da administração pública e faça parte desse processo.

O reitor da UFT, Luís Eduardo Bovolato também destaca a importância da realização do evento e da parceria com o TCE. Para o reitor, é essencial que a sociedade em geral, e principalmente, os estudantes conheçam o TCE e suas atribuições e o evento oportuniza a exposição desse conhecimento. “Teremos palestras com profissionais que irão explanar sobre a necessidade das boas práticas da governança pública e como o Tribunal de Contas pode auxiliar os municípios em ações educativas e preventivas de forma a termos um melhor desempenho na atuação das políticas públicas”.

Confira abaixo a programação do evento.

marcador(es): Palmas,Home