Página inicial > Últimas Notícias > Publicado edital do Exame Nacional de Residência com 47 vagas em 17 programas na UFT
OPORTUNIDADE

Por CCS Rede Ebserh | Colaboração: Samuel Lima (Sucom/UFT) | Publicado: Quarta, 31 de Agosto de 2022, 13h20 | Última atualização em Quarta, 31 de Agosto de 2022, 15h12

As inscrições para os candidatos serão on-line de 12 de setembro a 3 de outubro

Iniciativa tem como objetivo otimizar a forma de selecionar os residentes, oferecendo benefícios para as instituições e candidatos (Foto: Ebserh/Divulgação)

Brasília (DF) – A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), lançou, no dia 23 de agosto último, o edital para a edição 2022/2023 do Exame Nacional de Residência (Enare). São mais de quatro mil vagas de residências em 92 instituições. No Tocantins, segundo a Comissão de Residência Médica da Universidade Federal do Tocantins (Coreme/UFT), serão disponibilizadas 47 vagas em 17 programas de residência diferentes na UFT. De acordo com os editais (áreas Médica e Uni/Multiprofissional), a aplicação do Exame Escrito (1ª Etapa) no Tocantins ocorrerá nas cidades de Araguaína e Palmas.

As inscrições para os candidatos serão de 12 de setembro a 3 de outubro e podem ser feitas acessando o site enare.ebserh.gov.br. Entre as profissões estão Medicina, Enfermagem, Farmácia, Psicologia, Biomedicina e outras.

O período para envio de documentação para análise curricular ocorrerá entre 15 de setembro a 5 de outubro e as provas objetivas devem ocorrer em 6 de novembro nas capitais de todos os estados e Distrito Federal, além de 23 grandes centros. A previsão é que o resultado final seja divulgado no final deste ano, uma vez que o período para a matrícula dos aprovados é de 10 de fevereiro a 31 de março de 2023.

O Enare tem como objetivo otimizar a forma de selecionar os residentes, oferecendo benefícios para as instituições e candidatos. Nas duas primeiras edições, as instituições participantes tiveram menos vagas ociosas, eliminaram os custos e a carga burocrática da realização dos exames individuais e ampliaram a qualificação da seleção. Para os candidatos, o exame unificado apresentou vantagens como custo menor, data única para a realização das provas, aplicação em todas as capitais e algumas cidades-polo, possibilidade de escolha de onde o residente queria atuar, dentre outras.

O processo seletivo contempla instituições públicas e privadas sem fins lucrativos com vagas de Programas de Residência Médica ou Programas de Residência em Área Profissional da Saúde (Uniprofissional ou Multiprofissional), reconhecidos pelo MEC e que possuam vagas autorizadas com financiamento das bolsas garantido.

Enem da Residência

O sistema de classificação do Enare é muito próximo ao Enem/Sisu, em que o candidato sai com a nota alcançada na especialidade escolhida após as provas e a utiliza para indicar onde pretende atuar. O sistema fica aberto por um tempo determinado para que cada candidato registre o local de sua preferência. As melhores notas se sobrepõem às menores, determinando, ao fechar, quem ocupará as vagas. Em seguida, ele é aberto novamente para preencher as vagas ociosas e para a formação de cadastro reserva, reduzindo muito a possibilidade de deixar vagas ociosas.

A primeira edição do exame, realizada em 2020, contou com mais de 4,1 mil inscritos disputando 304 vagas em oito hospitais da Rede Ebserh/MEC e um hospital militar. A segunda edição, realizada no ano passado, contou com mais de 32 mil inscritos para 3,2 mil vagas em 81 instituições.

Links Úteis

Confira, abaixo, a página com informações sobre o Enare no sítio da Coordenação de Processos Seletivos da UFT (Copese/UFT) e também a página de internet do Enare, onde também pode ser feita a inscrição:

Exame Nacional de Residência da Ebserh oferta 20 vagas para o HDT-UFT