Página inicial > Últimas Notícias > Aluno e docente do curso de Teatro da UFT apresentam solos no Sesc/TO no Dia dos Artistas de Teatro
CULTURA

Por Samuel Lima | Publicado: Sexta, 19 de Agosto de 2022, 10h28 | Última atualização em Sexta, 19 de Agosto de 2022, 14h22

Apresentações (Arte: Sesc/TO / Divulgação)Hoje, 19 de agosto, é Dia dos Artistas de Teatro. O acadêmico de Teatro, da UFT, Tiago Wender Soriano, e a professora Renata Ferreira (também do mesmo curso), farão apresentações-solo no Centro de Atividades do Serviço Social do Comércio (Sesc/TO), na quadra 502 Norte, a partir das 20h. Renata apresentará "Engenho e histórias de dona Passa" (às 20h) no Teatro Sesc e Soriano solará "Voltar para casa depois de anos sem coragem" (às 21h) na Praça do Arte ao Cubo, também no Sesc.

A peça de Renata tem duração de 45 minutos e é fruto de uma pesquisa de inspiração etnográfica no litoral de Santa Catarina. O espetáculo, que estreou em 2001, revela uma senhora benzedeira e contadora de causos a partir de um intenso trabalho de mimeses corpórea-vocal.  Toda apresentação gira em torno de contação de histórias, onde a atriz revela a construção da personagem em cena. Nesse sentido, o público é convidado a interagir com um universo de histórias de bruxas, lobisomens, namoro e casamento, ao mesmo tempo que é convidado a brincar com versinhos, cantigas e adivinhações. (Leia mais sobre esta apresentação aqui).

A apresentação de Soriano é resultado do trabalho de conclusão de curso do acadêmico (ele está no último período), e tem orientação e direção do professor Marcial de Asevedo. "Foi um trabalho desenvolvido durante o último semestre de ensino remoto emergencial, o que nos trouxe diversos desafios a serem vencidos. Sua estreia ocorreu no dia 03 de dezembro de 2021 no corredor do Bloco B da Universidade Federal do Tocantins. Este experimento cênico é feito para espaços alternativos ao palco, de forma que o ator e o diretor adaptam o jogo cênico sempre ao espaço dado e escolhido para apresentação", explica o artista.

Confira, ao lado, flyers de divulgação das duas apresentações no evento. Acesse, também, a programação completa no perfil de Instagram do Sesc/TO.

marcador(es): Teatro,Home