Página inicial > Últimas Notícias > Acadêmico, já pensou em ter uma experiência fora do país?
Intercâmbio

Acadêmico, já pensou em ter uma experiência fora do país?

Por Caroline Falcão | Publicado: Segunda, 15 de Agosto de 2022, 14h31 | Última atualização em Segunda, 15 de Agosto de 2022, 14h32

🌎 A internacionalização das instituições de ensino superior abre um enorme leque de oportunidades, tanto para o crescimento acadêmico quanto pessoal. A Universidade Federal do Tocantins (UFT) possui programas que facilitam essa interação, seja recebendo alunos estrangeiros na instituição ou enviando discentes para o exterior, por meio de programas de intercâmbio.

É o caso da estudante Roberta Martins Carreira, do curso de Medicina Veterinária do Câmpus de Araguaína (UFNT/UFT), que realizou um intercâmbio na Universidade de Porto, em Portugal, por meio de convênio da UFT com a instituição portuguesa em 2021. Ela explica que o convênio é um acordo de cooperação entre as faculdades que isenta o aluno de pagar as taxas, durante o período que ficar. "Estive em Porto, Portugal, onde fiz meu estágio Curricular supervisionado (obrigatório) no hospital veterinário da universidade do Porto (UPVet). A duração foi de quase 3 meses, e durante esse tempo eu participei de toda a rotina do hospital veterinário de pequenos animais, atendimentos, cirurgias, anestesias, realização de exames, urgências, internamentos", conta.

Roberta (à esq.) e sua colega Núbia, também estudante do curso de Medicina Veterinária da UFT. (Arquivo pessoal)Roberta (à esq.) e sua colega Núbia, também estudante do curso de Medicina Veterinária da UFT. (Arquivo pessoal)

👍 Setor de apoio da UFT aos interessados
Para os interessados em passar um tempo de estudos no exterior, a Relinter - Coordenação de Relações Internacionais - da UFT está aqui para ajudar você! Sua função envolve articular as relações de cunho internacional na universidade, como os convênios de pesquisa, extensão, mobilidade acadêmica na graduação, pós-graduação ou técnica.

A Relinter estabelece convênios com instituições internacionais, e ainda auxilia com testes de proficiência, cursos de línguas e demais orientações sobre como proceder.

Os principais programas que a UFT participa são: Programa de Estudantes - Convênio de Graduação (PEC-G); Bolsas Santander; Ciência sem fronteiras; bolsas Capes sanduíche; dentre outros realizados pelas próprias instituições conveniadas e outras em editais conjuntos por organismos internacionais.

Na página da instituição você pode conhecer desde: instituições parceiras; documentação; e os programas como Grupo de Apoio ao Estrangeiro (GAE); Programa de Estudantes para alunos internacionais; Santander universidades, entre outros.

🤔 Como funciona?
O processo de intercâmbio para os alunos da UFT podem ser via editais específicos das instituições parceiras (universidades e instituições que ofertam programas de estágios), bolsas em programas próprios (Santander, Ford e outros), como também via recurso da UFT por edital e ainda pelos organismos institucionais do governo brasileiro, tais como: Capes e CNPq. As regras de seleção variam de acordo com cada edital e programa.

Além dos programas de mobilidade, a UFT tem acordos de cooperação com várias instituições, sendo que os alunos podem solicitar um período de estudo em algumas destas universidades, contando que se responsabilizam pelos gastos.

Para realizar o intercâmbio o acadêmico precisa informar e iniciar seu processo na Relinter.

De acordo com a coordenadora, Ádila Lima, o aluno que deseja fazer intercâmbio acadêmico, formalizado para aproveitamento, afastamento e menção no seu histórico, precisa ser com instituições conveniadas. “A formalização do acordo e a carta de encaminhamento do aluno da UFT, só é entregue mediante todo o processo formalizado com nossas instituições parceiras”.

A lista das instituições parceiras com seus respectivos convênios pode ser acessada aqui.

Então, fique ligado!!!
Entre em contato com a Relinter!
Endereço: Avenida NS 15, Quadra 109 Norte | Plano Diretor Norte
Prédio da Reitoria | 3º Pavimento