Página inicial > Últimas Notícias > Dia do Estudante: conheça a história de quem acredita que a educação pode mudar o mundo
especial

Por Virgínia Magrin | Publicado: Quinta, 11 de Agosto de 2022, 08h31 | Última atualização em Segunda, 15 de Agosto de 2022, 10h02

Comemorado no dia 11 de agosto, o dia do estudante foi instituído para celebrar um dos direitos básicos do cidadão - a educação. Seja no ensino fundamental, médio, graduação, especialização, mestrado ou doutorado, a intenção é homenagear quem dedica parte do seu tempo aos estudos. E para estudar não tem limite e nem barreira que não possa ser superada.

Iraci Ferreira Lima Silva sabe bem, ela foi a segunda filha de dez irmãos a ter acesso ao ensino superior, já aos 39 anos. Ela ingressou no curso de Matemática, no Câmpus de Arraias, quando ela tinha acabado de chegar à cidade para fazer amigos e vencer o medo. A estratégia deu certo! “Hoje estou no sétimo período, voltei a estudar, fiz amigos e superei o medo da matemática. Fico maravilhada, as pessoas abraçam a gente na universidade, não nos deixam desistir e com insistência e ajuda eu sigo”.

A alegria dela em estudar foi multiplicada quando seus dois filhos também ingressaram no ensino superior público. Lucas Lima está no sexto período de Direito e Débora Laysa Lima, no segundo período. “Lá em casa aproveitamos todas as oportunidades. Estudar é a realização de sonhos e um caminho para alcançar meus projetos de vida”, lembra ela animada. Agora a família vai junta todos os dias em busca de um futuro cada vez melhor.

Idade

Yasmim Ibiapina de Souza Durão, por sua vez, entrou no curso de Direito da UFT no início deste ano, dias depois de completar 16 anos. A pouca idade não tirou sua determinação, ela conta que o estudo, pra ela, é um desafio diário e a porta para conquista de seus objetivos e metas: “Sinto-me privilegiada, pois como é de conhecimento geral, tanto o curso que escolhi quanto a faculdade que me candidatei possuem grande concorrência; e ter sido aprovada aos 16 anos, representa para mim a abertura das portas para a realização de meus sonhos”.

A jovem acadêmica afirma que “em um mundo onde a informação está por toda a parte e o estudo tornou-se um pré-requisito em todos os âmbitos, ser estudante representa ter a oportunidade de transformar essas informações em conhecimento e utilizá-lo da melhor forma para o bem comum”. A UFT faz parte de todo esse processo, pois “é de fato um lugar onde temos a oportunidade de vivenciar muitas experiências e crescer como pessoas e profissionais, nesse sentido, espero poder aproveitar todos os benefícios que a instituição oferta, na perspectiva de concretizar mais uma etapa de meus projetos”, planeja Yasmim.

Constância

O Senhor José Geraldo da Silva não consegue ver sua vida sem estudo, ele é apaixonado por conhecimento e conta que desde os 13 anos, quando começou a estudar e nunca mais parou, já passou por cursos como Estudos Sociais, Educação Morais e Cívicas, Geografia, História, Filosofia, Caligrafia, Taquigrafia e Teologia. Na UFT, aos 63 anos, ele ingressou no de curso Letras-Libras, em Porto Nacional.

A sua história com as Libras veio pelo desejo de aprender e ensinar. Ele trabalhava em um órgão público e lá atendia algumas pessoas com dificuldade em comunicação, uma dessas pessoas ele se aproximou, e, para ajudá-lo começou a estudar Libras no Cas durante a semana e nos finais de semana ele ensinava esse jovem e sua família. “Aprendíamos junto”, lembra ele. Três anos depois ele ficou sabendo do curso na UFT e incentivou esse jovem a fazer o vestibular. Os dois passaram!

Durante a faculdade José Geraldo sofreu um grave acidente de bicicleta que afetou um pouco da sua memória, dois avcs isquêmicos que atingiram seu sistema nervoso causando tremores frequentes, mas nada disso o parou. Ele segue estudando na UFT, ainda que nem sempre de forma presencial. Além disso, todos os dias, regularmente, com o auxílio de três aplicativos, ele estuda línguas, tem acesso a diversos livros em voz e também realiza dois testes de conhecimentos gerais com perguntas e respostas.

“Esses obstáculos não me pararam, só não estudava quando estava dopado. Estudar é ser um eterno pesquisador de conhecimentos e conhecimento não envelhece, só rejuvenesce”, enfatiza ele com ânimo e empolgação e aconselhando a todos a nunca pararem de estudar.

marcador(es): Home,Estudantes