Página inicial > Últimas Notícias > Novo PPC do Curso de Engenharia de Alimentos é aprovado e traz mudanças relevantes
PALMAS

Por Samuel Lima | Publicado: Quinta, 04 de Agosto de 2022, 17h14 | Última atualização em Segunda, 08 de Agosto de 2022, 16h18

Elaborado por esforço conjunto do Núcleo Docente Estruturante e Colegiado do Curso de Engenharia de Alimentos (Câmpus de Palmas), a partir de um mapeamento de perfil dos egressos e objetivando ajustar as habilidades a serem desenvolvidas com as que são requeridas pelo mercado, o novo Projeto Pedagógico do Curso (PPC)  do curso trará para o semestre 2023/1 mudanças relevantes para quem está ou pretende ingressar neste bacharelado.

Segundo a coordenadora do curso, professora Glêndara Aparecida de Souza Martins, entre as mudanças haverá "quantidade maior de práticas e o empreendedorismo como componente obrigatório". Segundo o exposto no novo PPC, o curso passará a ocorrer em período matutino (atualmente é integral) e passará a contar com 390 horas destinadas ao desenvolvimento de projetos e programas de extensão - estabelecendo-se assim a curricularização da extensão no curso. "Nossos acadêmicos poderão desenvolver ações para a comunidade de maneira geral, como protagonistas de ações relevantes para sua formação profissional e para inserção social do curso", destaca. O PPC prevê carga horária total de 3.720 horas.

Ainda de acordo com o documento, todas as entidades do curso - grupos PET, laboratórios e a empresa júnior Consultoria Alimentar Júnior (Cajú) - estão inseridas no PPC, além de serem disponibilizados também todos os regimentos e normativas, permitindo que ingressantes, cursistas e formandos tenham conhecimento de como o curso funciona. "Todas as mudanças foram pautas, ainda, no instrumento de avaliação de cursos, com o objetivo de que, em breve, o curso alcance a nota máxima no MEC", enfatiza a coordenadora.

O novo PPC foi aprovado em 15 de junho último pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFT (Consepe), e sua publicação ocorreu em 19 de julho (confira documento aqui).