Página inicial > Últimas Notícias > Estudante de Filosofia da UFT produz crítica sobre o espetáculo ''Eu vou morrer no Brasil''
Arte

Por Glenda Barros | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Quinta, 04 de Agosto de 2022, 14h04 | Última atualização em Quinta, 04 de Agosto de 2022, 14h04

No mês de junho, estudantes dos cursos de Licenciatura em Teatro e Filosofia da Universidade Federal do Tocantins participaram da oficina ''Paisagens Críticas para a cena teatral'', ministrada pelo crítico e professor mineiro Clóvis Domingos. Na ocasião, os discentes produziram críticas teatrais e compreenderam a sua importância para o desenvolvimento, estudo e historiografia da cena teatral contemporânea local e regional.

Foram cinco dias de debate e escrita. De acordo com o oficineiro Clóvis Domingos, o local foi transformado numa sala de ideias. “A oficina teve uma dimensão pedagógica e não se apresenta como um curso voltado para uma formação crítica especializada e profissional, mas para a compreensão de que a atividade reflexiva é também uma responsabilidade de artistas, grupos e instituições'', explica.

Durante os encontros, o estudante de filosofia Weslley Soares produziu uma crítica sobre o espetáculo “Eu vou morrer no Brasil”, trabalho de formatura apresentado no semestre 2022/1 que volta a cartaz no mês de agosto, no Teatro do Sesc.

“A crítica escrita por Weslley ilustra muito bem o imenso potencial de integração dos estudantes e futuros professores de Teatro e de Filosofia. Para valorizar ainda mais esse trabalho de escrita, vamos utilizá-lo em ações de Mediação Teatral realizadas por nossos estudantes”, comenta a coordenadora do curso de Teatro, Thaise Nardim.

Confira a seguir um trecho da crítica produzida pelo discente Weslley Souza acerca do espetáculo teatral “Eu vou morrer no Brasil”:

''O título provocativo dado à peça, parece se materializar no palco. Por meio de uma abordagem dialética, o enredo tece críticas aos problemas históricos, políticos e sociais, bem como, apresenta as belezas naturais e culturais, evidenciando assim, as dores e as delícias de se morar nesse país.

Decerto, a peça parece jogar com as ambiguidades e disparidades que marcam a formação do Brasil enquanto povo e enquanto Estado. De um lado, temos o amontoado de mazelas históricas, políticas e sociais que herdamos, tais como, colonialismo, politicagem, racismo, machismo, patriarcado, bem como suas consequências na sociedade contemporânea. Por outro lado, são destacadas as idiossincrasias da nossa terra, como, por exemplo, nas artes – música, teatro, dança, dentre outras – e, não menos importantes, nos(as) próprios(as) brasileiros(as)''.

Para ter acesso à produção completa, basta entrar em contato com a Coordenação do Curso de Teatro no e-mail (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.).

Saiba mais:

Curso de Teatro da UFT promove a peça ''Eu vou morrer no Brasil''