Página inicial > Últimas Notícias > Data lembra importância da Ciência e do Pesquisador Científico
08 de julho

Data lembra importância da Ciência e do Pesquisador Científico

Por Caroline Falcão | Publicado: Sexta, 08 de Julho de 2022, 10h26 | Última atualização em Sexta, 08 de Julho de 2022, 11h14

Devido à pandemia que vivenciamos, a pesquisa científica, antes reconhecida apenas por um grupo seleto, ganhou reconhecimento e destaque sobre a importância do investimento no setor. Por exemplo, o desenvolvimento das vacinas contra a Covid-19 mostrou como a ciência tem valor inestimável para a sobrevivência humana.

Em 8 de julho, comemoramos o Dia Nacional da Ciência e o do Pesquisador Científico no Brasil. A data homenageia a criação da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), do ano de 1948. O objetivo é chamar a atenção para a importância da produção científica e despertar os mais jovens para o gosto pela ciência.

Para o professor e pró-reitor de pesquisa e pós-graduação (Propesq) da UFT, Raphael Pimenta, se fizermos uma análise da situação de desenvolvimento mundial, fica muito claro de observar que todo país bem sucedido econômico e socialmente, é uma federação que faz investimento em pesquisa científica, “porque é a forma de garantir o desenvolvimento das pessoas, economia, saúde e outras áreas do conhecimento. Países com PIB e IDH elevados, possuem um investimento em pesquisa científica e educação superior aos países que, por outro lado, não fazem esse tipo de investimento”, destaca.

A pesquisa foi desenvolvida no Laboratório de Vacinas, no Câmpus de Gurupi. Foto: DivulgaçãoA pesquisa foi desenvolvida no Laboratório de Vacinas, no Câmpus de Gurupi. Foto: Divulgação

Mas, afinal, o que significa a ciência?

A ciência possibilita que se compreenda mais sobre a natureza, a sociedade e tudo o que envolve as nossas vidas. A partir disso, são desenvolvidos recursos que facilitam o nosso dia a dia e nos permitem ter mais bem-estar.

Se hoje você está lendo este artigo em um computador, celular ou tablet, por exemplo, é porque os cientistas estudaram e desenvolveram tecnologias que possibilitam isso.

Para o Pró-reitor, “é a ciência que permite a melhoria de vida das pessoas, como as condições de saúde, com pesquisa de novos remédios e novos métodos de tratamentos às doenças, permitindo assim um bem estar e um lazer melhor. Por exemplo, o celular e outras tecnologias que usamos, melhorou nossa comunicação e as relações entre as pessoas. Tudo que temos hoje foi desenvolvido através da ciência e tecnologia. É uma necessidade básica da espécie humana se desenvolver, e não conseguimos um desenvolvimento pleno sem a aplicação da ciência e da educação no dia a dia da gente”.

Pimenta acrescenta que a UFT tem um destaque na Região Norte, em algumas áreas, até internacionalmente, “temos muitas pesquisas importantes sendo desenvolvidas, como vacinas para a criação de animais, muitos artigos publicados na área da saúde, agricultura, ciências humanas, interações com os povos indígenas e quilombolas, apesar do baixo investimento para financiamento, ainda temos conseguido desenvolver boas pesquisas”.

Exemplo disso está no ranking do AD Scientific Index, que lista os pesquisadores mais influentes e produtivos do mundo. Na listagem, constam 58 pesquisadores da Universidade Federal do Tocantins (UFT), que se destacaram pelo desempenho - em termos de produção - e impacto de seus estudos, em seus respectivos campos de pesquisa. O Índice é um dos mais importantes no campo científico - e utiliza critérios bastante sólidos para determinar quais são os melhores pesquisadores envolvidos.

Pesquisadores da UFT trabalharam no desenvolvimento do kit de detecção do vírus Zika (Foto: Antonio Gonçalves / Governo do Tocantins)Pesquisadores da UFT trabalharam no desenvolvimento do kit de detecção do vírus Zika (Foto: Antonio Gonçalves / Governo do Tocantins)

E, ser pesquisador?

Um pesquisador precisa estar ligado a uma instituição de pesquisa científica, ter conhecimento na área e desenvolver seu estudo a partir de uma metodologia com testes, hipóteses e conclusões. Ainda, há instituições, como universidades públicas, que unem a pesquisa ao ensino.

É por isso que a valorização das universidades deve servir como um pilar para a evolução da ciência e da pesquisa. Ao fazer um curso superior, você terá contato com os conhecimentos científicos, tomando gosto pela área e seguindo a carreira de pesquisador.

A Iniciação Científica é o primeiro contato que o universitário possui com a pesquisa acadêmica. Ela consiste no estudo aprofundado de um tema escolhido pelo aluno, na área de conhecimento que ele cursa, sob a orientação de um professor da UFT. Conheça os programas que a UFT oferece:

-PIBIC- O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica atende a instituições públicas e privadas. É necessário encontrar um(a) professor(a) que possa orientá-lo na área de seu interesse de conhecimento.
-PIVIC - O Programa institucional voluntário de iniciação científica (PIVIC) com alunos voluntários.
-PIBIC-AF - O programa PIBIC-AF é um programa que tem como missão complementar as ações afirmativas já existentes nas universidades. Seu objetivo é oferecer aos alunos beneficiários dessas políticas a possibilidade de participação em atividades acadêmicas de iniciação científica pela concessão de bolsas de IC para os alunos do ensino superior, cuja inserção no ambiente acadêmico se deu por uma ação afirmativa no vestibular.
-PIBIC-EM - Alunos regularmente matriculados no ensino médio de escolas públicas do ensino regular, escolas militares, escolas técnicas ou escolas privadas de aplicação, contemplados com bolsas patrocinadas pelo CNPq.