Página inicial > Últimas Notícias > UBS da UFT realiza levantamento de sinais vitais de servidores da Reitoria e divulga serviços
Saúde

Por Virgínia Magrin | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Quarta, 06 de Julho de 2022, 10h51 | Última atualização em Quarta, 06 de Julho de 2022, 11h14

Já pensou em ter seus sinais vitais monitorados com frequência, evitando complicações futuras? E se você pudesse ter acesso á práticas integrativas de saúde e atendimentos diversos dentro do seu local de trabalho? Esse tem sido alguns dos serviços realizados pela Unidade Básica de Saúde (UBS) da Universidade Federal do Tocantins (UFT), no Câmpus de Palmas.

Nas últimas duas semanas, uma equipe de acadêmicos do curso de Enfermagem, que estagiam na UBS sob a orientação da professora e enfermeira Ana Edith, está levantando os sinais vitais, principalmente a pressão arterial e o pulso, dos servidores da Reitoria. Ana Edith conta que a ação verifica in loco essas informações dos trabalhadores, permitindo que os servidores que apresentem a pressão alta, possam ser orientados e monitorados.

A estagiária Eudilanay Moura destacou que as visitas possibilitam que as pessoas possam conhecer os serviços disponibilizados pela UBS, algo próximo e gratuito para todos os servidores. Ela relata, ainda, que há muitos servidores com a pressão arterial elevada. Paulo Ferreira, servidor da UFT, é um deles. “Não conhecia o serviço da UBS da UFT e essa ação é uma iniciativa louvável para isso. Meu urologista já havia pedido pra eu realizar o mapa de controle da minha pressão, mas na correria do dia a dia eu ainda não tinha feito. Agora vou procurar a UBS para fazer o controle diário”, enfatizou ele.

Kleber Abreu, também percebeu durante o monitoramento que sua pressão está um pouco alterada e já vai procurar atendimento médico especializado para monitorar de perto e evitar problemas futuros. Leandro Martins, que também foi orientado sobre sua saúde, alguns sinais de alerta e fatores genéticos, afirmou que essa visita é um grande ganho para o servidor, levando segurança ao trabalho, de forma acessível e próxima.

Atendimentos

As visitas têm surtido efeito também na divulgação dos serviços disponibilizados pela UBS da UFT, que desde então está com agendas quase lotadas. Os atendimentos são realizados por professores do curso de Enfermagem, Psicologia, Nutrição e Medicina, com a contribuição de alunos do Estágio, pois a Unidade é um campo de estágio.

Ana Edith conta que a Unidade oferta Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), verificação de SSVV, teste rápido para Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s), acompanhamento nutricional para diabéticos, atendimento psicológico, avaliação e acompanhamento do desenvolvimento da criança e do adolescente, consulta de saúde da mulher, campanhas de vacinação e coleta de Papiloma Vírus Humano (HPV), o último exclusivamente para a faixa etária entre 16 e 25 anos.

Entre os serviços ofertados estão:

• Massoterapia;
  • Bambuterapia;
  • Reflexoterapia podal;
  • Termoterapia com pedras vulcânicas ;
  • Reiki;
  • Constelação Familiar (em grupo);
  • Meditação guiada (em grupo);
  • Arteterapia (em grupo);
  • Grupo Xamãnico (em grupo).

Os atendimentos podem ser agendados pelo telefone (63)3229-4528, ou pessoalmente, no prédio anexo à Biblioteca, no Câmpus de Palmas, tanto pela comunidade acadêmica (técnicos administrativos, terceirizados, professores e alunos), como pela comunidade externa.

marcador(es): Palmas,Home,Enfermagem