Página inicial > Últimas Notícias > Lançamento de livro na Agrotins marca o retorno das atividades da EdUFT em 2022

Lançamento de livro na Agrotins marca o retorno das atividades da EdUFT em 2022

Por Carol Azevedo | Edição: Joice Danielle Nascimento ! Revisão: Paulo Aires | Publicado: Sexta, 24 de Junho de 2022, 17h59 | Última atualização em Sexta, 24 de Junho de 2022, 17h59

No último mês, a Editora da Universidade Federal do Tocantins (EdUFT), lançou na Feira Agrotecnológica do Estado - Agrotins 2022, o livro “Agricultura e Mudanças do Clima no Estado do Tocantins: vulnerabilidades, projeções e desenvolvimento”. O título foi organizado pelos professores Erich Collicchio e Humberto Ribeiro da Rocha, da UFT.  Doze pesquisadores e analistas da Embrapa também participaram do desenvolvimento do livro. O lançamento teve o apoio do Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Tocantins (FAPT).

Professor Erich Collicchio destacou a importância da Editora publicar o livro em um contexto de crises climáticas e necessariamente sociais no Brasil, principalmente no território do Tocantins, cenário de avanço do agronegócio como um dos principais setores da economia do estado, e também do país.  Segundo Collicchio: "As mudanças climáticas é um dos maiores desafios que a humanidade vem enfrentando e, ao mesmo tempo, relaciona esta temática com a realidade brasileira e especialmente tocantinense. Por ser uma questão estratégica para nosso país, uma vez que o setor da agricultura deverá ser um dos mais impactados, esta obra vem despertar também a atenção quanto à discussão da influência das mudanças climáticas na Agricultura em âmbito regional".

O professor também falou sobre a importância de levar discussões nesse sentido para centro dos debates da Agrotins, como alternativa para se pensar outros rumos para a agricultura no estado. "A ideia de realizar o lançamento do livro durante a Feira é que este livro venha contribuir como um alerta a todos os atores participantes do agronegócio do Tocantins, no sentido de levar a uma conscientização da importância da conservação e preservação do meio ambiente e, especialmente, da produção sustentável. Esperamos que haja o aumento de políticas públicas voltadas para esse tema e uma adequação da agricultura frente aos novos desafios, a fim de gerar mais oportunidades de negócios e mercados, que garantam a segurança alimentar e a produção de alimentos de forma sustentável no nosso país e estado", afirmou.

Representantes das instituições Seagro, FAPT, EMBRAPA, Unitins e UFT (Mestrado em Agroenergia Digital e Curso de Engenharia Ambiental), participaram do evento de lançamento. O livro já está disponível em e-book no site da Editora. O lançamento marca a retomada das atividades da EdUFT, que agora está em nova sede, no novo Bloco da Reitoria da Universidade, 1º andar, ao lado da sala da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (Propesq UFT).  Os próximos títulos lançados em e-books estarão disponíveis no  site da EdUFT: https://ww2.uft.edu.br/eduft.

marcador(es): EdUFT,Home