Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Livro organizado por docentes do PPGLLit concorre ao Prêmio Jabuti
Início do conteúdo da página
Literatura

Livro organizado por docentes do PPGLLit concorre ao Prêmio Jabuti

Por Glenda Barros | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Quinta, 23 de Junho de 2022, 15h17 | Última atualização em Quinta, 23 de Junho de 2022, 15h17

Publicado em 2021, o livro ''Lima Barreto na sala de aula: primeiros escritos'' está concorrendo na 64ª edição do Prêmio Jabuti. A obra, resultado do trabalho de organização das professoras Lúcia Maria de Assis, Luciana Marino do Nascimento e Janete Silva dos Santos, do Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura da UFNT, está inscrito no eixo de Não Ficção, na categoria Ciências Humanas. 

A ideia das professoras ao reunir trabalhos de pesquisadores de diferentes estados e instituições de ensino superior do país, foi aproximar os leitores da complexa obra do escritor carioca e provocar reflexão a respeito das temáticas abordadas pelo autor. 

De acordo com a Dra. Zilda Cury, prefaciadora da coletânea, ''a importância de Lima Barreto se impõe dada a atualidade de sua crítica tão vigorosa, sem concessões e claramente posicionada ao lado dos subalternizados sociais, contrária aos poderes instituídos e denunciadora da discriminação sistemática, porque estrutural, aos afrodescendentes e aos pobres no espaço pretensamente cidadão da Primeira República no Brasil''. 

 

Para ter acesso e baixar gratuitamente o livro ''Lima Barreto na sala de aula: primeiros escritos'' na íntegra, clique aqui

registrado em:
marcador(es): Home,UFNT,PPGLLIT
Fim do conteúdo da página