Página inicial > Últimas Notícias > Diálogos em OUTROCAMPO recebe François Soulages nesta sexta (17)
gratuito

Diálogos em OUTROCAMPO recebe François Soulages nesta sexta (17)

Por Virgínia Magrin | Publicado: Quarta, 15 de Junho de 2022, 11h57 | Última atualização em Quarta, 15 de Junho de 2022, 15h24

François Soulages, um dos principais nomes mundiais do pensamento sobre a fotografia, é presença (on-line) confirmada no simpósio internacional, Diálogos OUTROCAMPO. O evento é promovido pelo recém-criado Coletivo de Estudos das Diversidades Audiovisuais (OUTROCAMPO), um grupo de pesquisa interdisciplinar e intercursos que reúne docentes e discentes dos cursos de Jornalismo, Teatro e Filosofia da UFT, além de técnicos da universidade.

O encontro será aberto a toda comunidade, com ingresso gratuito, que deve ser retirado no site Sympla, com antecedência. “Pensar com Soulages a fotografia e a narrativa” será o tema da discussão e contará com a participação de François Soulages (Paris 8) e do fotógrafo Pedro Garcia de Moura (Cartiê Bressão), no dia 17 de junho, às 14h, na plataforma virtual ZOOM, e será traduzida paralelamente para o português.

“A fotografia é uma imagem fixa, a narratividade envolve temporalidade e, portanto, movimento. Como compor narrativa e fotografia? Quais artes, quais faculdades isso envolve?”, esses serão alguns dos questionamentos que serão levantados na palestra, destaca Leon Farhi Neto, um dos organizadores do evento.

Sobre François Soulages

François Soulages é um dos pensadores mais relevantes da estética da fotografia em atividade. Ensina estética e filosofia na reconhecida Universidade Paris-8. É fundador e coordenador-presidente do grupo de pesquisas e práticas da imagem, a Retiina.International, que conta com uma rede de pesquisadores e artistaS de diversos países, como a França, Argentina, Brasil, Chile, Coreia, China, Hungria, etc. Já publicou, individualmente ou como organizador, mais de 90 livros.

O Coletivo

Sérgio Soares, professor do curso de Jornalismo e um dos organizadores do evento, conta que o Coletivo OUTROCAMPO foi oficializado em fevereiro de 2022. Esta é a sua primeira grande ação, com seis encontros virtuais que reuniu pesquisadores, professores, comunicadores e artistas para discutir imagem técnica, tempo e narrativa, sobretudo numa perspectiva filosófica. Todos os outros encontros podem ser conferidos no canal do Youtube do Coletivo

Soares destaca ainda, que o Coletivo surgiu com a ideia de discutir o audiovisual dentro da universidade, já que havia poucas pessoas preocupadas com essas temáticas, bem como pouca produção sobre o assunto: “Fomos atrás de pessoas em outros cursos e encontramos professores como o Leon Farhi Neto, da Filosofia; Gustavo Henrique, do teatro e o Frederico Salomé, do Jornalismo”.  Aos poucos, eles foram expandindo para pensar o audiovisual como um todo - cinema, tv, fotografia, entre outros - e como isso acontece no Tocantins, onde não é o centro da produção, com algo mais industrial.

O grupo avalia que o mesmo problema encontrado no estado, também pode ser visto em outros lugares e região, e, o Coletivo é uma porta de entrada para a criação de uma rede de estudos, eventos, pesquisas e colaboração mútua para  compartilhar essas experiências e fazer com que a produção cinematográfica chegue a mais pessoas.