Página inicial > Últimas Notícias > Espaço Lúdico Pedagógico e Laboratório de Gastronomia são inaugurados no Câmpus de Arraias
Cerimônia

Por Caroline Falcão | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Sexta, 10 de Junho de 2022, 12h06 | Última atualização em Sexta, 10 de Junho de 2022, 14h28

O Espaço Lúdico Pedagógico e o Laboratório de Gastronomia foram inaugurados, nesta quinta-feira (9), no Câmpus de Arraias da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Na solenidade, marcaram presença: o reitor Luis Eduardo Bovolato; a pró-reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários, Maria Santana e a professora Ana Lúcia Medeiros. A cerimônia  destacou a comemoração aos 19 anos de implantação da UFT; posse dos coordenadores do curso de Direito; e assinatura do acordo de cooperação técnica entre UFT e Prefeitura Municipal de Arraias.

Laboratório de Gastronomia

O Laboratório de Gastronomia surgiu a partir das práticas da disciplina de Gastronomia, Gestão e Cultura do curso de Turismo Patrimonial e Socioambiental; do projeto GOsTO e do Festival Gastronômico de Arraias. O Laboratório de Gastronomia tem como função auxiliar os estudantes na produção de alimentos, organização e planejamento de eventos e aprendizados voltados para produção e armazenamento de gêneros e produtos alimentícios. Todas as ações são voltadas para o fomento do uso dos frutos do cerrado, bem como fortalecimento da cultura alimentar da região.

O Laboratório está em um espaço de 76m², composto por cozinha, estoque, recepção, banheiros e refeitório, sendo destinado à comunidade acadêmica, em especial aos alunos do curso de Turismo, à comunidade local arraiana e todo o sudeste do Tocantins e nordeste goiano.

Espaço Lúdico Pedagógico

O Espaço Lúdico Pedagógico foi inaugurado com o objetivo de oportunizar um ambiente de convivência e desenvolvimento de atividades lúdicas e de aprendizagem às crianças e aos estudantes da graduação. A ação faz parte de um Projeto Institucional de Extensão da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) e será direcionado aos filhos e filhas de servidores, acadêmicos e terceirizados.

Sobre o espaço lúdico, a professora Sonia Neiva lembra da luta, de outrora, em ter um espaço voltado para o acolhimento de crianças filhos e filhas de estudantes e servidores, “para que os mesmos possam dar mais atenção na realização de suas atividades e, hoje, esse sonho se torna realidade”.

Calenu

Foi assinado acordo de cooperação técnica entre UFT e Prefeitura Municipal de Arraias com o objetivo de implementação do Centro de Alfabetização, letramento e numeramento (Calenu) para atendimento aos alunos do Centro Municipal de Educação básica Profª Lívia Lorene, da prefeitura de Arraias.

Solenidade

Participaram da mesa de autoridades o reitor Luís Eduardo Bovolato; a professora Ana Lúcia Medeiros, vice-reitora na gestão 2017-2020; professora Maria Santana Milhomem, pró-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários; professor Tony de Jesus, diretor do Câmpus; Hugo Junior; secretário de administração do município, representando o prefeito Hermam Gomes); Herlia Cristina Carvalho, vereadora, representando o poder legislativo; professora Sonia Neiva, coordenadora do Espaço Lúdico pedagógico; e professora Thamiris Andrade, coordenadora do Laboratório de Gastronomia.

Estiveram presentes outras autoridades do município e comunidade: diretora Regional de Ensino e demais membros do órgão; secretária Municipal de Turismo; representante da Secretaria Municipal de Educação; e comunidade acadêmica do Câmpus.

Ao final da solenidade; houve visita aos laboratórios em inauguração, seguida de um café/lanche ofertado pela universidade, e degustação de pratos com insumos do cerrado preparados por membros do Laboratório de Gastronomia.

marcador(es): Arraias,Home