Página inicial > Últimas Notícias > A UFNT participa da 54ª Exposição Agropecuária de Araguaína com estande institucional e palestras
UFNT NA EXPOARA 2022

Por Andressa Ramalho (Sucom/UFNT) | Edição: Samuel Lima (Sucom/UFT) - Revisão: Paulo Aires | Publicado: Quarta, 08 de Junho de 2022, 16h36 | Última atualização em Quarta, 08 de Junho de 2022, 17h45

A Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) participa, este ano, da 54ª Exposição Agropecuária de Araguaína (Expoara 2022), que ocorre de 02 a 12 de junho no Parque de Exposições Dair José Lourenço. A Expoara é organizada, anualmente, pelo Sindicato Rural de Araguaína, e conta esse ano, com cerca de 160 expositores, além de, concomitantemente, acontecer de 06 a 10 de junho, durante o evento, a XVII Semana Tecnológica, onde a UFNT participa em parceria com o Sebrae Tocantins em palestras, pesquisas e mesas-redondas.

No estande da UFNT, coordenado pelo Centro de Ciências Agrárias - Câmpus Araguaína, os visitantes podem conhecer, dentre outros, o projeto de Agricultura Familiar desenvolvido por alunos dos Cursos de Zootecnia e Medicina Veterinária, sob a orientação da professora Dr.ª Elis Regina Vieira, no âmbito da disciplina de Sociologia Rural e Economia Rural.

O projeto é apresentado em formato de maquete, tendo como objetivo principal fazer com que o aluno compreenda o espaço tridimensional representado por ela, estimulando as noções de proporção, orientação, localização e percepção do ambiente. A Agricultura familiar é o cultivo da terra realizado por pequenos proprietários rurais, povos e comunidades tradicionais, tendo como mão de obra, essencialmente, o núcleo familiar.

Segundo a professora Dr.ª Elis Regina: "A ideia do projeto é mostrar para a população a agricultura familiar, como uma atividade que pode gerar renda para essas famílias, através da comercialização dos produtos". Na maquete, são apresentados os sistemas da cadeia produtiva: Bovinocultura de leite, a Piscicultura e a Avicultura caipira.

De acordo com a professora: "No projeto, temos o pastejo rotacionado e plantação de cana-de-açúcar. No pastejo rotacionado, utilizamos apenas um cocho e um bebedouro como forma de economizar, portanto, todos os piquetes têm acesso a essa área de descanso. Temos também a Avicultura caipira, que gera renda através da produção de ovos e carne. No projeto de piscicultura, utilizamos uma canalização para levar a água dos rios aos tanques. Ao final dos tanques, temos uma saída, reaproveitando parte da água na horticultura".

A professora Elis Regina ainda explica que, a conclusão do projeto se dá no comércio da feira-livre, local onde são comercializados os produtos da agricultura familiar.

No estande da universidade, os visitantes encontram também a exposição da Clínica Veterinária Universitária (CVU), o Grupo de estudos em abelhas do Tocantins (Geato), a Liga acadêmica veterinária de ortopedia e fisiatria (Lavof), o Grupo de estudo e pesquisa em avicultura (Gepa), o Núcleo Avançado de Pesquisa, Estudo e Extensão em Genética e Melhoramento Animal (Napgem), dentre outros.

A programação completa da 54ª Exposição Agropecuária de Araguaína (Expoara 2022), você encontra no Portal do Sindicato Rural de Araguaína no link https://portalsra.com.br/.

Acesse também a homepage institucional da UFNT para informações sobre a mais nova Universidade do Tocantins: www.ufnt.edu.br.

Confira imagens das atividades desenvolvidas:

marcador(es): Home,UFNT