Página inicial > Últimas Notícias > UFT participa de workshop e reunião de avaliação final do projeto Rede de Barragens da Amazônia
Intercâmbio

Por Joice Danielle Nascimento | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Segunda, 06 de Junho de 2022, 08h43 | Última atualização em Segunda, 06 de Junho de 2022, 08h43

A Universidade Federal do Tocantins (UFT) participou do Workshop e reunião de avaliação final do projeto “Rede de Barragens da Amazônia: Avançando em Pesquisa Integrativa e Gestão Adaptativa de Sistemas Socioecológicos Transformados por Barragens Hidrelétricas”, entre os dias 30 de maio e 03 de junho, na Universidade da Flórida, Estados Unidos. O projeto é fruto de uma cooperação firmada  entre  grupos de pesquisa das Universidades Amazônicas e a Universidade da Flórida, com o intuito de discutir os efeitos socioambientais causados por barragens de hidrelétrica na Amazônia Legal.

O evento, que foi organizado pela Universidade da Flórida e financiado pela National Science Foundation, reuniu líderes da Rede Internacional de Pesquisa na cidade de Gainesville, na Flórida, para apresentar os resultados finais das atividades já realizadas através da cooperação entre as universidades. Outro ponto discutido no evento foram propostas de parcerias para possibilitar a troca de experiências em pesquisas e o intercâmbio de professores e alunos.

A UFT, que já participou do projeto Rede de Barragens através das pesquisas desenvolvidas pela professora Elineide Marques, do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Ambiente (PPGCiamb/UFT), foi representada no evento pela coordenadora de Relações Internacionais da Universidade, Adila Maria Taveira de Lima. Adila, que é egressa do doutorado em Ciências do Ambiente da UFT, também participou do evento como palestrante convidada e pesquisadora da Rede Internacional de Pesquisa. Professores e estudantes do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Ambiente também participaram virtualmente do evento.

As avaliações feitas no evento sobre as atividades realizadas através do projeto foram promissoras, como destaca a professora Elineide Marques: “A avaliação das atividades da Rede de Barragens foi positiva, com troca intensa de experiências sobre as hidrelétricas nas bacias dos rios Tocantins, Madeira, Xingu e Tapajós, na Amazônia; e o rio Colorado, nos Estados Unidos. Os resultados avaliados no evento originaram vários artigos em colaboração e diversas questões de pesquisa para continuação e proposição de estudos em parceria nos Estados Unidos e na América Latina”.

A professora Elineide também destaca a importância da participação da UFT  no evento: “ O envolvimento da UFT nessa atividade contribui para a consolidação de ações de internacionalização, para o intercâmbio docente, discente, de metodologias, formulação de questões e articulação e construção de novas propostas de pesquisa associando instituições estadunidenses e latino-americanas que compõem a RBA. A parceria com a Universidade da Flórida tem sido efetiva para internacionalização da pós-graduação na UFT, com reciprocidade nos estudos em colaboração, co-orientação, intercâmbio de estudantes e docentes e outras ações, especialmente para o PPGCiamb”.

marcador(es): Home,PPGCiamb